News nº 24 | Novembro/Dezembro 2011
Eventos
Debate de Reflexão, “Testamento Vital. Eutanásia” - Associação dos Antigos Alunos da FMUL


Helena Cabeleira
Associação dos Antigos Alunos FMUL
hcabeleira@fm.ul.pt 
 


 

No passado dia 17 de Novembro de 2011, realizou-se na Aula Magna da FMUL mais uma actividade cultural promovida pela Direcção da Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa (AAAFML), o Debate de Reflexão “Testamento Vital. Eutanásia”. 

Este Debate contou com a presença de vários convidados e oradores que discursaram sobre este delicado e controverso tema, apresentando cada um o seu próprio ponto de vista e experiências pessoais e profissionais. 

Nesta perspectiva, a AAAFML teve o cuidado de convidar ilustres oradores representantes dos vários quadrantes da sociedade académica, médica e portuguesa. 

Profª Doutora Filomena MónicaO Debate foi moderado pelo Presidente da Direcção da AAAFML, Dr. Rui Simões Bento e contou com a presença do Prof. Doutor Miguel Oliveira e Silva, actual Presidente do Conselho Pedagógico da FMUL e também Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, o Prof. Doutor António Pereira Coelho, Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, o Padre e Professor de Filosofia Anselmo Borges, da Sociedade Missionária da Boa Nova, a Dra. Maria do Céu Roque Gomes, actualmente médica e advogada e antiga aluna da FMUL, o deputado do Bloco Central e ex-director do Hospital Joaquim Urbano, do Porto, Dr. João Semedo e, por último o testemunho da Profª Doutora Filomena Mónica, da Universidade de Lisboa, que apresentou os seus argumentos, expostos com determinação e coragem com base numa experiência e reflexão pessoais, e que, neste contexto, permitiu que o âmbito do assunto fosse analisado com a heterogeneidade possível e debatido por sensibilidades distintas e com diferentes percepções da mesma realidade. 

Nesse mesmo dia e também no âmbito da organização e das actividades da AAAFML o Director do Museu de Medicina da FMUL, e também Membro do Conselho Consultivo da AAAFML, Dr. Manuel Valente Alves que procedeu à apresentação da publicação do seu último livro A Faculdade de Medicina de Lisboa – Um Olhar sobre a sua História, editado pela Gradiva e apresentado pelo Prof. Doutor José Pereira Miguel, Director do Instituto de Medicina Preventiva da FMUL. 





Por último, a 17 de Novembro de 2011, também se realizaram as eleições para os Órgãos Sociais da AAAFML donde resultou a eleição dos Membros que compõem a Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal da AAAFML, para o triénio 2011-2014. 

Um dos objectivos prioritários da Associação dos Antigos Alunos da FML, ao longo do triénio 2008-2011, foi regularizar todos os aspectos legais, funcionais e financeiros passando também por um processo de regularização estatutária, contribuindo assim para um normal funcionamento da AAAFML, enquanto Associação sem fins lucrativos e estabelecer parcerias duradouras com outras Instituições e entidades, Nacionais e Internacionais. 

Desenvolveu e criou uma página na Internet com capacidade interactiva. Estabeleceu contactos, via e-mail, com todos os seus associados. Dinamizou a publicação do nº 1, II Série da Revista Alumni Forum, em Novembro 2011, desencadeou uma acção de formação inicial em informática junto dos seus sócios e está a constituir a sua própria Biblioteca. 

Promoveu e convidou todos os antigos alunos da FMUL a associarem-se e a formarem uma carteira de sócios fundadores e efectivos. Desenvolveu actividades de carácter cultural que permitiram apresentar à comunidade académica da FMUL e da UL as suas motivações, procurando também o importante envolvimento e parceria com a Associação de Estudantes da FML (AEFML), mediante o estabelecimento de um Protocolo de Colaboração e, estabeleceu contactos com as diversas unidades académicas da FMUL, da UL e do exterior, tais como a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Ciências Médica da Universidade Nova de Lisboa procurando sempre dar a conhecer o seu projecto, convidando os vários interlocutores à participação e a associarem-se à AAAFML. 

O triénio 2011-2014 é visto pela Direcção da AAAFML como um marco para a sua consolidação, reconhecimento e alavancagem rumo a novos horizontes, contando agora com as sinergias de antigos alunos e alunos da FMUL, materializadas nos Membros efectivos e suplentes dos seus Órgãos Sociais, recém-eleitos. 

A finalizar este artigo e enquanto secretariado da AAAFML não posso deixar de realçar a honra de poder trabalhar com estes homens e mulheres e testemunhar que, sem quaisquer incentivos financeiros, apenas pessoais e morais, têm desenvolvido um trabalho extraordinário e um exemplo de dedicação inigualável a esta Associação, e referir o valor pessoal, social e profissional que esta experiência reflecte, esperando estar à altura de poder corresponder, no futuro e sempre, às expectativas, em mim, depositadas. 

A concluir, resta-me desejar a todos umas Boas Festas 2011-2012.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC