News nº 24 | Novembro/Dezembro 2011
Mais e Melhor
Hospital dos Pequeninos - Edição 2011



Equipa Editorial
news@fm.ul.pt 



 


Este ano, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa voltou a organizar a iniciativa “Hospital dos Pequeninos” que decorreu entre os dias 21 e 26 de Novembro, na Cantina dos Serviços de Ação Social. 
 
Este projecto, iniciado pela Associação Europeia de Estudantes de Medicina, contou com a participação de vários países, como a Suécia, a Alemanha, a Austria, a Croácia e o Reino Unido. 

Com esta iniciativa pretende-se, através de um jogo de representação, reduzir a ansiedade que as crianças sentem quando confrontadas com um profissional de saúde e, por outro lado, pretende-se que os futuros profissionais de saúde utilizem os seus conhecimentos para ajudar as crianças, de uma maneira lúdico-didática adaptada à sua idade, a perderem o medo da “bata branca”. 

Durante o evento, as crianças são recebidas numa sala de espera, onde se preparam algumas brincadeiras e jogos didácticos. Os “doentes” (que são os bonecos trazidos pelas crianças) são encaminhados para uma sala de triagem onde são avaliadas pelo “profissional de saúde”, e onde é lhes colocada uma fita colorida com o seu nome. Seguem então para a Consulta, o Laboratório de Imagiologia, o Bloco de Cirurgia e a Sala de Tratamentos. Para além destes, existem ainda as consultas de Medicina Dentária e Nutrição, assim como a “Farmácia”. Em cada uma destas estações as crianças podem validar o seu cartão-de-visita e receber diversas prendas relacionadas com as áreas em questão. No final recebem um certificado de participação e é-lhes oferecido um lanche. 

Este ano foi mais um sucesso, nesta que foi a décima edição deste Hospital dos Pequeninos.


 

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC