News nº 29 | Setembro/Outubro 2012
Eventos
WORKSHOP - Plano de Melhorias 2012/2013
WORKSHOP - Plano de Melhorias 2012/2013




António Santos
Pedro Marçal
Equipa Plano de Melhorias CAF
pmcaf@fm.ul.pt 

É porque pretendemos que a nossa organização se adapte de forma contínua, quer aos novos desafios que a modernidade nos impõe, quer ao actual contexto em que vivemos, que no dia 18 de Outubro, entre as 14h e as 17h, no Anfiteatro Cid dos Santos, se promoveu para todos os colaboradores não docentes da FMUL, um workshop intitulado Plano de Melhoria, decorrente da formação CAF efectuada por 36 colegas (em 2011). 

Após esta formação foi constituído um grupo de trabalho com o objectivo de implementar, no terreno, as acções de melhoria mais pertinentes e exequíveis na nossa organização. Desta forma, o grupo encontrou três grandes áreas unanimemente consideradas como prioritárias e que deu origem à constituição de três grupos temáticos: Processos, Comunicação e Bem-Estar Organizacional. Cada grupo desenvolveu, do ponto de vista prático, os objectivos, as metodologias e as estratégias de acção. 




   



A primeira parte do Workshop destinou-se à apresentação de propostas práticas de trabalho sobre cada um dos eixos de análise. Após uma introdução e “revisão da matéria” feita por Isabel Aguiar que também moderou toda a sessão, o grupo Processos (António Santos, Carla Lucas, Pedro Marçal) apresentou a sua estratégia de actuação, seguiu-se o grupo Comunicação (Raquel, Raquel Viegas e Ana Murteira) e por fim o grupo Bem-Estar Organizacional (André Silva, Antónia Ferreira, Isabel Aguiar) que também apresentou a sua proposta. A colega Ana Murteira apresentou ainda uma selecção de boas-práticas já implementadas e difundidas pela FMUL. 

O workshop decorreu em ambiente informal e muito agradável, com a participação activa de muitos colegas. 

Após um Coffee-break, oferecido pelo grupo de trabalho do Plano de Melhorias fomos presenteados por uma actividade lúdica, onde a colega Sónia Miranda dos SASUL-Desporto exemplificou como, através da ginástica no local de trabalho, se pode obter um momento de relaxamento. A FMUL agradece a sua disponibilidade bem como a do colega Duarte Lopes, também dos SASUL-Desporto, pela sua contribuição crítica e interesse neste projecto. 

No período de debate, as perguntas colocadas pela assistência incidiram, sobretudo, no eixo da comunicação, o que foi ao encontro da maioria das acções de melhoria sugeridas durante a formação. 

Resta-nos agradecer a todos os colegas que participaram (cerca de 70 colaboradores) e se envolveram neste evento, porque é através da partilha de ideias que se constitui uma cultura organizacional forte e madura. 

E porque os vários projectos estão ainda na sua fase embrionária, aproveitamos para reforçar o convite realizado a todos os colegas, para que participem de forma activa na materialização das iniciativas apresentadas. Os resultados são um conjunto de experiências, saberes, ideias, discussão pedagógica, pelo que TODOS somos capazes.

Falem connosco através do endereço pmcaf@fm.ul.pt  

Até já!


   


APRESENTAÇÕES PLANO DE MELHORIA 2012/2013

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC