News nº 29 | Setembro/Outubro 2012
Reportagem / Perfil
Algumas Notas sobre a Unidade de Pneumologia Oncológica da C. U. de Pneumologia da FMUL/HSM


Renato Sotto-Mayor
Chefe de Serviço de Pneumologia
Assistente Convidado da FMUL
Coordenador da Unidade de Pneumologia Oncológica do Serviço de Pneumologia I/ HSM 


   



Desde meados da década de 60 do século XX que a Clínica de Doenças Pulmonares da FML/HSM, então sob a Direcção do Professor Doutor Thomé Villar, começou a prestar especial atenção aos problemas relacionados com o cancro do pulmão e outras neoplasias do foro da Pneumologia, cujos doentes começavam a representar uma significativa percentagem das consultas e dos internamentos, sendo diagnosticados, em geral, numa fase avançada da doença, numa altura em que os métodos de diagnóstico, estadiamento e terapêutica eram ainda muito limitados.

Em 1967 iniciaram-se os Cursos de Pneumologia para Pós-Graduados que, entre outros assuntos de relevo, também começaram a abordar temas da área da Pneumologia Oncológica, com conferencistas nacionais e estrangeiros. Foi o caso da conferência proferida pelo Dr. José Maçanita no 3º Curso de Pneumologia para Pós-Graduados sobre «O Tratamento Médico do Cancro do Pulmão», à qual assistiu o Professor Doutor Lucien Israel, de Paris, que, na sequência, o convidou a colaborar em protocolos terapêuticos e a deslocar ao seu Serviço no Hospital Lariboisiére, o que se concretizou.

A partir dessa altura começou a delinear a formação de um núcleo clínico interessado em Oncologia Pulmonar, o que foi possível concretizar a partir da década de 70, mas, pela permanência transitória dos colaboradores (especialmente de médicos internos de Pneumologia), a sua estabilização só veio a ser atingida no início dos anos 80 (Director de Serviço: Professor Doutor M. Freitas e Costa) com a colaboração com carácter permanente do subscritor do presente texto e, mais tarde, da Dr.ª Encarnação Teixeira.

Nessa altura implementámos uma reunião semanal de decisão terapêutica – porventura, a primeira Consulta Multidisciplinar de Decisão Terapêutica do HSM – cujo núcleo inicial era constituído pela Dr.ª Maria Emília Silvestre (Radioterapia), pela Dr.ª Paula Campos (Imagiologia) e pelo próprio, mas que, posteriormente, se veio a alargar a elementos do Serviço de Cirurgia Cardio-Torácica e a outros clínicos da Unidade e do próprio Serviço de Pneumologia.

Para além de consultas de Pneumologia Oncológica regulares, as terapêuticas anti-neoplásicas passaram a realizar-se em regime de Hospital de Dia, com base em protocolos bem definidos e com o apoio de pessoal de enfermagem preparado para o efeito e, mais recentemente, a ter a colaboração de uma Psicóloga Clínica e de uma Assistente Social.

De realçar o apoio que todos os Directores de Serviço sempre deram à Unidade de Pneumologia Oncológica (Director actual: Professor Doutor A. Bugalho de Almeida) e o relevante contributo da Dr.ª Encarnação Teixeira para a qualidade assistencial atingida, assim como em matéria de investigação clínica – ensaios clínicos, a maioria de promotores internacionais.

Resumidamente, a Unidade de Pneumologia Oncológica tem actividades assistenciais, pedagógicas, científicas e de investigação, sendo uma referência nacional na sua esfera de trabalho.

As principais actividades assistenciais da Unidade repartem-se por consultas, pela prescrição de quimioterapia citostática ou de agentes alvo, numa perspectiva de terapêutica personalizada, maioritariamente em regime de Hospital de Dia, pelo apoio constante a doentes internados no Hospital e por uma consulta de decisão multidisciplinar com a presença de médicos das áreas da imagiologia, da cirurgia torácica, da radioterapia, dos elementos da Unidade e, menos regularmente, da broncologia de intervenção e da anatomia patológica.

Tem sido responsável pela orientação diagnóstica, follow-up e terapêutica de praticamente todos os doentes com neoplasias primitivas bronco-pulmonares, pleurais e mediastínicas que recorrem ao HSM e, como complemento, pelo ensino da Pneumologia Oncológica a dezenas de médicos internos do Internato de Pneumologia ou de Oncologia de múltiplos hospitais portugueses.

Os médicos da Unidade têm ainda um relevante envolvimento na área da investigação clínica em múltiplas linhas de trabalho, a maior parte das quais incluídas em protocolos internacionais.

Relacionadas com as suas funções na Unidade ou, num âmbito mais lato, nas da Clínica Universitária de Pneumologia, os elementos que a integram têm revelado empenho científico nas mais variadas iniciativas, nacionais e internacionais, presidindo ou moderando reuniões médicas, apresentando comunicações orais ou posters, fazendo palestras e conferências, organizando cursos de pós-graduação ou publicando trabalhos em variadas revistas nacionais e internacionais (grande parte em revistas indexadas) e em livros e monografias da especialidade, nestes casos, a convite dos respectivos editores – de que podemos citar «Pneumologia na Prática Clínica», edição da Clínica de Pneumologia da FMUL, «Tratado de Pneumologia», edição da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, «Atlas de Pneumologia», idem, «Pneumologia Clínica», edição da Clinica Universitária de Pneumologia da FML/HSM – ou em edições da sua iniciativa, como é o caso das monografias «Cancro do Pulmão», que tiveram duas edições, ou dos livros «Pneumologia Oncológica» e «Pneumologia Oncológica – Temas de Actualização», publicações estas que, durante vários anos, foram a base de estudo da Oncologia Pulmonar dos médicos internos de Pneumologia nacionais.

O seu trabalho tem sido objecto de vários prémios científicos.

O Coordenador da Unidade é membro da Comissão de Coordenação Oncológica do CHLN, integrou o grupo de trabalho que elaborou as Recomendações Nacionais para o Diagnóstico e Tratamento do Cancro do Pulmão (2009, edição do Alto Comissariado da Saúde) e é, desde longa data, Assistente Convidado da FMUL, dando aulas práticas e teóricas (estas últimas sobre cancro do pulmão) e tendo orientado múltiplas teses de mestrado integradas no curso de Medicina, a maior parte das quais sobre temas relacionados com a Pneumologia Oncológica, assim como tem sido solicitado para leccionar em cursos de mestrados das FMUL, FCML e FMUP.


fotografias cedidas pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do CHLN-HSM
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC