News nº 29 | Setembro/Outubro 2012
Reportagem / Perfil
Unidade de Fisiopatologia Respiratória


Dr João Valença
Unidade de Fisiopatologia Respiratória 
(Laboratório de Fisiopatologia Respiratória e Laboratório de Estudos de Sono)



O Laboratório de Fisiopatologia Respiratória do Serviço de Pneumologia existe desde o início do Hospital de Santa Maria. Durante a Direcção do Prof. Doutor Manuel Freitas e Costa foi criado o Laboratório de Estudos de Sono (1997), que tinha inicialmente 1 polissonógrafo e posteriormente passou a ter 2.

Em 2008, sob a Direcção do Prof. Doutor Bugalho de Almeida a Unidade de Fisiopatologia Respiratória foi totalmente renovada, com a criação de 2 espaços distintos, um destinado ao estudo da função respiratória e o outro ao estudo dos distúrbios respiratórios do sono.

O Laboratório de Fisiopatologia Respiratória tem dois pletismógrafos que permitem a realização das diversas técnicas de avaliação da função, como a espirometria, pletismografia, estudo da difusão, pressões respiratórias, estudo do centro respiratório e ainda efectuar provas de broncoprovocação. Em complemento existe ainda um espirómetro portátil com a função de avaliar situações específicas como a disfunção diafragmática ou responder a casos graves de doentes que não toleram a posição sentada. Para a avaliação do esforço o laboratório dispõe não só da incontornável prova da marcha de 6 minutos, como de um cicloergómetro. Só a título de exemplo o Laboratório de Fisiopatologia Respiratória realiza anualmente mais de 6000 provas de função respiratória.

Por fim, o laboratório tem a capacidade única na pneumologia nacional de realizar a prova de provocação da hipoxia, para o estudo do impacto da altitude nas trocas gasosas, nomeadamente durantes viagens aéreas, que hoje em dia são tão frequentes.

O Laboratório de Estudos de Sono tem a possibilidade do estudo completo dos distúrbios respiratórios do sono, possuindo para tal 6 quartos com polissonógrafos com vídeo sincronizado, 2 equipamentos portáteis para os casos que não podem ser estudados neste espaço e ainda 4 oxímetros para a realização de estudos limitados.

Muito para além do que é básico no estudo do sono, o Laboratório tem ainda a possibilidade de realizar o registo contínuo não invasivo da pressão arterial e do débito cardíaco através da análise da onda do pulso (Nexfin HD), bem como o registo do CO2 de forma transcutânea. Por outro lado o Nexfin HD está ainda a ser utilizado, em doentes com patologia respiratória, para analisar os efeitos das manobras ventilatórias forçadas nos valores hemodinâmicos. Neste momento foi elaborado um protocolo de colaboração com a UTIC (HSM) para avaliar estes dados em doentes após a fase aguda de enfarte do miocárdio.

Após a atribuição de uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em parceria com o IMM, o Laboratório adquiriu um pupilógrafo, também único no país, de forma a quantificar objectivamente a sonolência diurna excessiva. São realizados anualmente mais de 1000 estudos do sono.

Do ponto de vista clínico, o Laboratório de Fisiopatologia Respiratória tem uma parceria com o Serviço de Neurologia para a avaliação dos doentes neuromusculares e com a Consulta de Obesidade do Serviço de Endocrinologia, tanto para avaliação funcional, como também para realização de estudos poligráficos do sono em doentes propostos para cirurgia barátrica.

Com este potencial técnico ambos os laboratórios dão resposta à formação pré e pós-graduada em medicina, bem como na licenciatura dos técnicos de cardiopneumologia. Existem 3 assistentes da Faculdade de Medicina de Lisboa e 3 assistentes da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa.

Nos dois últimos anos os laboratórios contaram com 6 estudantes do Mestrado Integrado em Medicina, que realizaram os seus projectos de investigação para as suas teses, tanto na área da Medicina do Sono, como na área do estudo da Função Respiratória. Duas destas teses foram aprovadas pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica (GAPIC), e deram origem a posters, tanto em congressos nacionais como internacionais.

No ensino pós-graduado o laboratório de função respiratória responde aos estágios obrigatórios da especialidade de Pneumologia, como também de Imunolaergologia. O Laboratório de Estudos de Sono tem formado os internos do Serviço, bem como de outras áreas, permitindo-lhes ganhar competências numa área de crescente necessidade na medicina portuguesa.

Ao longo destes anos a Unidade tem permitido o desenvolvimento de algumas (3) teses de mestrado, nomeadamente do Mestrado de Ciências do Sono da Faculdade de Medicina de Lisboa, bem como 1 em Fisiopatologia Respiratória. Estão ainda em desenvolvimento duas Teses de Doutoramento.

Em 2011, o Laboratório do Sono iniciou uma parceria com o IMM para o estudo prospectivo sobre a relevância dos “Clock-Genes” na Apneia do Sono.

Em Novembro 2011 O Laboratório de Estudos de Sono foi convidado para participar na Base de Dados Europeia de Apneia do Sono (European Sleep Apnea Data Base = ESADA) sendo o primeiro laboratório do sono em Portugal que participa neste projeto.

Em relação a trabalhos científicos saíram desta unidade os seguintes trabalhos nos últimos 7 anos: 



fotografias cedidas pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do CHLN-HSM
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC