News nº 29 | Setembro/Outubro 2012
Nota Editorial
Conhecer melhor, para fazer melhor

Equipa Editorial
news@fm.ul.pt  

A forma como vamos pensando e estruturando a Newsletter a cada edição, resulta, assim se espera, no registo dos momentos mais relevantes da nossa vida comum numa vasta comunidade como é a da Universidade de Lisboa. Percebemo-lo melhor, com maior distanciamento, ao consultar edições anteriores. 

Deste modo, quando daqui a uns meses / anos consultarmos esta edição, bem como as mais recentes, estamos certos de que não deixaremos de apreender este tempo como um tempo de mudança na Universidade, no meio académico em geral, acompanhando as mudanças da sociedade, algumas de natureza conjuntural, bem preocupantes (a redução no orçamento destinado às instituições de Ensino Superior, os cortes nos apoios sociais aos estudantes, na investigação científica), enquanto outras, pelo contrário, denotam a melhoria dos serviços prestados pela Universidade. 

Veja-se, para conhecer melhor a vida dos nossos diplomados, o relatório Empregabilidade dos diplomados da UL, que permite conhecer a sua situação profissional respetivamente 18 meses (2008/09) e 12 meses (2009/10) após a conclusão do ciclo de estudos. 

Um outro estudo, relativo à Evolução do Acesso ao Curso de Medicina nos últimos 10 anos, dá-nos conta de uma realidade que nos toca particularmente. 

Quanto a auscultar a UL e, no nosso âmbito específico, a FMUL, vejam-se, por um lado, o comunicado do Reitor da UL, Professor Doutor A. Sampaio da Nóvoa, relativo ao momento que vivemos no processo de Fusão da UL e UTL e, por outro, uma recente entrevista ao Diretor da FMUL, Professor Doutor Fernandes e Fernandes, no Público, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa: a formar profissionais de saúde

Atentemos ainda nos tão aguardados primeiros momentos do Biobanco-IMM, no artigo Sessão de Apresentação Pública do Biobanco-IMM

O vídeo de apresentação da Semana da Introdução na FMUL 2012/2013 permite conhecer melhor um trabalho que congregou esforços numa aposta, claramente ganha, de transmitir calorosamente aos novos alunos as boas vindas, por parte de toda a instituição e, nomeadamente, dos não docentes. Se os alunos são a razão de ser de uma universidade e o que lhe transmite uma vida muito própria, é, em grande medida, o trabalho, por vezes invisível, dos não docentes, que dá mais qualidade à vida universitária dos estudantes. 

Como temos vindo a fazer desde há bastante tempo, damos a conhecer, a cada edição, uma das unidades estruturais da FMUL. Nesta edição, é a vez da Clínica Universitária de Pneumologia. A entrevista ao seu diretor, o Professor Doutor Bugalho de Almeida, é, a todos os títulos, um depoimento que recomendamos vivamente, tanto pelo que revela da história da nossa instituição, da nossa identidade no universo FMUL / HSM, como pelo testemunho das mudanças vividas na medicina e na saúde em Portugal nas últimas décadas. 

Não é tarefa fácil distinguir, nesta nota, entre artigos que têm, para nós, todos eles, um interesse particular. Não será imodesto da nossa parte crermos que da leitura atenta desta edição resultará um melhor conhecimento da nossa casa comum. 

Não gostaríamos de terminar sem lhe apelar a que responda ao Questionário de Avaliação da Newsletter FMUL, ajudando-nos deste modo a melhorar a nossa publicação.

Boas leituras,

A Equipa Editorial
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC