News nº 28 | Agosto 2012
Reportagem / Perfil
Centro de Bioética da FMUL - Núcleo Académico de Estudos e Intervenção sobre o Luto



NÚCLEO ACADÉMICO DE ESTUDOS E INTERVENÇÃO SOBRE O LUTO



  INTRODUÇÃO

O aumento da longevidade e da prevalência de doenças crónicas coloca ao profissionais de saúde grandes desafios no apoio integral a estes doentes e suas famílias. A transferência da morte na família para uma morte hospitalar (70%) traduz-se na nossa sociedade por uma responsabilidade acrescida dos médicos no atendimento de situações de luto preparatório nos doentes e luto antecipatório nos familiares através de uma prática profissional que se requer cada vez mais integral, incluindo por isso os necessários cuidados proactivos na prevenção de situações de luto prolongado responsáveis por uma grande sobrecarga familiar com repercussões psicossociais e económicas, por exemplo, na procura posterior de serviços de saúde e de absentismo profissional. 


  HISTORIAL

A Faculdade de Medicina tem sido pioneira a nível nacional na promoção de actividades de formação em luto para estudantes, profissionais de saúde e público em geral mas sobretudo na formação pré e pós graduada de profissionais de saúde.
As actividades formativas e de investigação sobre luto têm decorrido desde o início do Centro mas só em 2012 foi formalizada a criação do Núcleo Académico de Estudos e Intervenção sobre Luto, com a coordenação do Prof. Doutor António Barbosa e tendo como vogais os Mestres Alexandra Coelho, Miguel Barbosa e Pedro Frade. 


  OBJECTIVOS

 
• Ser pólo dinamizador do ensino a nível pré e pós-graduado desta área na FMUL;
• Disponibilizar apoio bibliográfico específico
• Estimular a investigação científica nesta área e acolher projectos nacionais e internacionais;
• Criar uma unidade de e-learning em luto destinada a profissionais de saúde e ao público em geral;
• Fomentar sinergias e parcerias com outras instituições públicas, privadas, IPSS e sociedades científicas afins a esta área;
• Assessorar acções de intervenção colectiva em caso de situações de catástrofe;
• Divulgar intra e extra FMUL temas relacionados com esta área, nomeadamente através da realização de seminários, workshops e congresso nacionais e internacionais. 


  ACTIVIDADES

Ensino 

Pré-graduado

Disciplina optativa de
Luto em Medicina 
Objectivos gerais:
• Conhecer os principais modelos conceptuais do luto;
• Identificar as principais fases do processo de luto;
• Diferenciar luto normal, complicado, psicopatológico;
• Identificar factores de risco de luto complicado;
• Conhecer estratégias de prevenção e intervenção individual, familiar e grupal;
• Saber intervir em situações de catástrofe. 

O ensino compõe-se de exposições teórico-práticas com enquadramento teórico e utilização de técnicas pedagógicas interactivas: estudo-casos, análise crítica de vídeos e simulação de papéis sobre modos de intervenção individual, grupal e familiar. 


Pós-graduado       

     Avançado (mestrados e doutoramento) 

Actualização e aperfeiçoamento
 

• 12 Cursos Pós-Graduados de Actualização “O Luto”  

Objectivos gerais 
- Proporcionar ao profissional de saúde uma oportunidade para explorar cognitiva e experiencialmente sentimentos e o significado atribuído à vida, à morte e ao processo de morrer, com o fim de incorporar a área afectiva pessoal nas competências terapêuticas, no seu trabalho diário junto de doentes e famílias. 

Objectivos específicos 
- Reflectir sobre o processo de elaboração pessoal de sentimentos associados a perdas e ao processo de morrer
- Reconhecer as necessidades e dificuldades da família de pessoas com doenças progressivas e/ou incuráveis
- Adquirir competência e prática em técnicas terapêuticas de intervenção, individual ou grupal, sobre o impacto emocional em processo de doença avançada. 



• 2 cursos “Intervenção na perda, morte e luto”           

Objectivo geral
- Proporcionar formação com base no modelo integrativo-relacional aos profissionais de saúde que pretendem adquirir conhecimentos e competências de intervenção na área do luto. 

Objectivos específicos
- Conhecer o enquadramento conceptual baseado na integração de teorias genéricas e específicas actualizadas sobre o processo de luto;
- Definir os fundamentos e objectivos terapêuticos para a realização de intervenções dirigidas à elaboração do processo de perda. 




• I Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento “Luto em Ciências da Saúde”  

Objectivos gerais
- Proporcionar compreensão das teorias explicativas do luto
- Habilitar em procedimentos de avaliação
- Qualificar as intervenções individuais, familiares, grupais e comunitárias em processo de luto 




• I Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento “Intervenção no Processo de Luto em Ciências da Saúde”              

Objectivos
- Habilitar em procedimentos de avaliação do luto nomeadamente em situações perinatal, após suicídio, divórcio
- Qualificar em intervenções individuais, familiares, grupais e comunitárias em processo de luto 





• Workshop “Luto e Procura de Significado”, com o Prof. Robert Neimeyer    

Objectivos
- Aplicar modelos contemporâneos do processo de luto a acaso clínicos;
- Reconhecer critérios de luto complicado;
- Reconhecer o papel da construção no processo de adaptação ao luto;
- Identificar estratégias terapêuticas de reconstrução de significado perante perdas significativas. 



Investigação/ Intervenção
 

• Factores de Vulnerabilidade para a Perturbação de Luto Prolongado nos Familiares Enlutados acompanhados em Cuidados Paliativos (2009)
• Intervenção no Luto em Cuidados Paliativos, Fundação Calouste Gulbenkian (2010)
• Tipologia de luto complicado em familiares, doentes em cuidados paliativos (2011)
• GRIEFPAC - Processo de Luto em cuidados paliativos: Factores protectores/risco e consequências biopsicossociais e económicas em familiares e cuidadores enlutados, Fundação Calouste Gulbenkian (2012) 


Divulgação 

Apresentações em reuniões científicas

Barbosa, A. (2006, Outubro). Como lidar com as vítimas de situações de catástrofe: aspectos psicológicos. Comunicação apresentada no Congresso “Medicina de Catástrofe”, Lisboa.
Barbosa, A., Guerreiro, V., & Galriça Neto, I. (2008, July). Teaching grief process in two post-graduated courses on palliative care. Poster presented at the 8th International Conference on Grief and Bereavement in Contemporary Society, Melbourne.
Barbosa, A. (2009, Março). A morte sob o ponto de vista clínico. Comunicação apresentada nas Comemorações do dia da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Évora.
Barbosa, A. (2009, Outubro). Propedêuticas do luto. Comunicação apresentada na Conferência “Exigências éticas no âmbito dos cuidados paliativos”, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.
Guerreiro, V., & Barbosa, A. (2010, Dezembro). Ensino pós-graduado em processo de luto: avaliação da eficácia de duas metodologias de ensino/aprendizagem. Comunicação apresentada no III Congresso Nacional de Educação para a Saúde/I 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, Covilhã.
Coelho, A., Delalibera, M., & A., Barbosa (2011, May). Who searchs for support on grief in palliative care? Poster present at the 12th Congress of the European Association for Palliative Care, Lisboa.
Coelho, A., Delalibera, M., & A., Barbosa (2011, May). Adaptation and validation of the prolonged grief disorder assessment instrument (PG-13) for Portuguese population. Poster present at the 12th Congress of the European Association for Palliative Care, Lisboa.
Coelho, A., Delalibera, M., & A., Barbosa (2011, June). Informal caregivers grief: prospective study in families followed in palliative care? Poster present at the 9th International Conference on Grief and Bereavement in Contemporary Society/ADEC 33rd Annual Conference, Miami.
Coelho, A., Delalibera, M., & A., Barbosa (2011, June). Prolonged grief disorder in palliative care. Poster present at the 9th International Conference on Grief and Bereavement in Contemporary Society/ADEC 33rd Annual Conference, Miami.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC