News nº 28 | Agosto 2012
Auscultar FMUL
Iniciação ao SPSS – Avaliação do Curso
Iniciação ao SPSS – Avaliação do Curso


Gabinete de Apoio à Investigação Científica Tecnológica e Inovação (GAPIC)
gapicmail@fm.ul.pt  


A 3.ª edição do Curso de Iniciação ao SPSS foi uma iniciativa do CAML e do GAPIC, dada importância da estatística no âmbito da investigação científica e de forma a colmatar algumas das dificuldades sentidas pelos alunos e médicos internos nos seus trabalhos científicos.

O curso decorreu em regime de blended learning, em ambiente virtual de 6 a 12 de Julho, sendo utilizada a plataforma Moodle, e com duas sessões presenciais nos dias 9 e 11. Foi orientado pela Sónia Barroso que pretendeu dar a conhecer as potencialidades da estatística na investigação científica, familiarizar os formandos com alguns conceitos da teoria estatística e dotá-los dos conhecimentos gerais para uma adequada aplicação à prática, tendo como suporte o SPSS.

Dos 36 candidatos interessados no curso foram seleccionados 20, tendo como critério serem médicos internos ou alunos da pré ou pós-graduação. O curso foi assim frequentado tanto por homens (9) como por mulheres (10), com idades compreendidas entre os 22 e 33 anos (média da idade 26 anos). Cerca de metade possuem o Curso de Mestrado Integrado em Medicina e são médicos internos, os restantes são alunos da pré-graduação, frequentam um mestrado ou doutoramento.

No início do curso os formandos avaliaram o seu nível de conhecimentos em estatística e SPSS, de um modo geral, como insuficiente ou mau, por sua vez, após o curso avaliaram como suficiente ou bom. Verificou-se uma progressão no nível do conhecimento, nomeadamente na utilização do SPSS e no âmbito da aplicação de vários procedimentos estatísticos utilizando este software. (Tabela - Nível de Conhecimentos em Estatística e SPSS dos Formandos no Início e no Final do Curso)

Quanto à qualidade do curso, os formandos consideraram-no muito bom, nomeadamente o desempenho da formadora, as sessões presenciais e a organização e logística. (Gráficos)

Os formandos avaliaram assim positivamente o curso, o qual permitiu-lhes adquirir e/ou reciclar conhecimentos básios em estatística e SPSS e sugerem a realização de um curso com um nível mais avançado, abrangendo outras análises estatísticas e funcionalidades do SPSS. (Testemunhos)
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC