News nº 26 | Fevereiro/Março 2012
Investigação e Formação Avançada
Cursos de Formação Contínua da Faculdade de Medicina UL- Não Conferentes de Grau Académico
Cursos de Formação Contínua da Faculdade de Medicina UL- Não Conferentes de Grau Académico


Dora Ramos
Gabinete de Formação Contínua
instfa@fm.ul.pt  


O Instituto de Formação Avançada (IFA) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) organiza anualmente vários cursos de formação contínua com carácter profissionalizante. Estes cursos destinam-se a um público diversificado, estão organizados de acordo com o Processo de Bolonha, atribuindo ECTS, cujo número varia de acordo com a sua duração, e permitem a obtenção de um diploma pela sua conclusão.

Estes cursos podem ser classificados em dois grandes grupos:

- Cursos Pós-Graduados de Aperfeiçoamento
Visam o aprofundamento de conhecimentos ou a aquisição de novas técnicas nas respectivas áreas, com componente teórico e prático e cariz profissionalizante ou tecnológico.

- Cursos Pós-Graduados de Actualização
O seu objectivo é a formação continuada, possibilitando a aprendizagem de novas técnicas e de conhecimentos em determinadas áreas, com componente teórico e prático e cariz profissionalizante ou tecnológico.


Indica-se de seguida o elenco de cursos organizado pelo IFA.

Cursos Pós-Graduados de Aperfeiçoamento

- Aspectos Práticos da Investigação Clínica
Dotar os participantes de uma experiência prática e crítica que lhes permita autonomia para planear e executar aspectos fundamentais de um estudo clínico bem conseguido.
Os participantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos relevantes ao desenho e à condução de estudos e, sobretudo, praticarem a decisão e o exercício em aspectos práticos em investigação clínica.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse na tomada de decisão ou em actividades de investigação nas áreas clínicas ou de saúde pública.
5 ECTS


- Ecocardiografia Hands-On
Os participantes deverão adquirir os seguintes conhecimentos através do Curso: a) Fundamentos da ecocardiografia e do Doppler cardíaco; b) optimização de imagens; c) técnica de execução da ecocardiografia transtorácica e transesofágica; d) aprendizagem e treino de interpretação de exames e sua integração clínica, com ênfase nas seguintes áreas: avaliação hemodinâmica do doente de cuidados intensivos e de anestesiologia, função ventricular, patologia do pericárdio, reconhecimento de padrões valvulares estenóticos e regurgitantes; e) capacidade de efectuar relatórios.
Destinatários: Médicos anestesiologistas, intensivistas, internistas e também cardiologistas ou de outras especialidades.
40 ECTS


- Hipnose Clínica e Experimental (Básico e Avançado)
Proporcionar a compreensão das teorias, dos procedimentos, da investigação e das aplicações clínicas actuais da Hipnose, bem como ensinar competências práticas nas aplicações Clínicas.
Destinatários: Licenciados Pré e Pós Bolonha (Medicina, Nutrição, Medicina Dentária, Enfermagem, Psicologia, Educação Especial e Reabilitação, Psicopedagogia) e outras áreas da Saúde.
2,5 ECTS

- Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia
O Curso de Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia abrange os conceitos fundamentais para a compreensão e crítica da análise de dados multivariada e modelização estatística, como os conceitos de Regressão Linear, Regressão Logística, Análise de Sobrevivência, Análise Multifactorial, Classificação (Clusters), Análise em Componentes Principais, Análise Factorial. A utilização de vocabulário para comunicar com o estatístico será um aspecto sempre presente na formação.
Destinatários: Destinado a Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemáticas e outros Profissionais da Saúde, que pretendam planear, discutir, realizar ou desenvolver a capacidade crítica na análise estatística de dados de investigação clínica e epidemiológica.
8 ECTS

- Iniciação à Cirurgia
Iniciação à prática cirúrgica através de workshop especificamente planeado. Auto-aprendizagem de competências técnicas básicas em cirurgia. Ensino individual e intensivo em sala de cirurgia experimental, com apoio e orientação de tutores. Demonstração por vídeo de cada estação prática de ensino e repetição em modelos e simuladores. Orientação e avaliação pelos tutores.
Destinatários: Médicos em especial Internos de Especialidades Cirúrgicas.
4 ECTS

- Introdução à Bioestatística
O Curso demonstra e aplica conceitos fundamentais para a compreensão crítica da análise de dados – distribuição probabilística, hipótese e teste estatístico, intervalo de confiança, análise de dados descritivos e testes de hipóteses com um ou dois grupos. Dirigido ao não-estatística a iniciar-se na análise estatística em investigação clínica, o curso pretende “ensinar a fazer, fazendo”. A sua forte componente prática inclui o uso do software estatístico, a realização de análises de dados, a interpretação de relatórios estatísticos e a crítica de artigos com estudos originais.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Ciências Matemáticas e outros Profissionais da Saúde, que pretendam planear, discutir, realizar ou desenvolver a capacidade crítica na análise estatística de dados de investigação clínica e epidemiológica.
8 ECTS


- Espaço-Projecto: Abordagem Prática à Investigação Epidemiológica
O Espaço Projecto propõe um modelo de formação pós-graduada promotora do desenvolvimento de competências e aptidões em investigação clínica e epidemiológica, para a realização de projectos de investigação.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Ciências Matemáticas e outros Profissionais da saúde, com interesse na aquisição de competências em investigação clínica.
10 ECTS

- Luto em Ciências da Saúde
Proporcionar compreensão das teorias explicativas do luto. Habilitar em procedimentos de avaliação no processo de luto. Qualificar em intervenções individuais, familiares grupais e comunitárias no processo de luto.
Destinatários: Licenciados ou mestres em medicina, psicologia, enfermagem, serviço social e outros profissionais de saúde que pretendam adquirir competências práticas nas aplicações clínicas ao processo de luto em ciências da saúde.
5 ECTS


- Sutura Laparoscópica
Aperfeiçoamento da técnica de sutura laparoscópica em Pelvitrainer, utilizando modelos sintéticos.
Destinatários: Internos do Internato de Especialidade e Especialistas em Ginecologia e Obstetrícia
1 ECTS

Cursos Pós-Graduados de Actualização


- Análise Multifactorial em Epidemiologia
Objectivos: Transmitir os conhecimentos básicos de SPSS e as diferentes técnicas de análise multifactorial de dados mais comummente usados em epidemiologia.
Destinatários: Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemáticas, Técnicos Superiores de Saúde, Diagnóstico e Terapêutica, e outros Profissionais de Saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em análise de dados, actividades de investigação ou tomada de decisão nas áreas clínicas ou de saúde pública. 5 ECTS


- Ciências do Sono
Conhecimentos sobre as práticas de registo e de avaliação quantitativa das várias fases do Sono; Conhecimento das principais patologias do Sono, das respectivas regras diagnosticas e soluções terapêuticas; noções de Genética, Semiologia e Patologia em Medicina do Sono. Identificação dos impactos para o indivíduo e para a sociedade das perturbações do Sono
Destinatários: Licenciados em Medicina, Psicologia, Biologia, Enfermagem, Engenharia Biomédica, Motricidade Humana, Farmácia, Bioquímica, Engenharia Genética, Neurofisiologia, Cardiopneumologia e outros.
4 ECTS

- Construção, Validação, Aplicação e Interpretação de Questionários
Os questionários são dos instrumentos de medida frequentemente utilizados em investigação e a sua adequada construção é um factor determinante da qualidade dos estudos.
Este curso está estruturado para capacitar para a escolha, construção, validação, aplicação e interpretação de “bons questionários”. Compreender as bases teóricas da medição em saúde. Saber escolher um questionário adequado aos objectivos da investigação.
Destinatários: Destina-se a Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse em desenvolver investigação em saúde pública, epidemiologia e epidemiologia clínica.
5 ECTS


- Cuidados Paliativos
Conhecer os princípios fundamentais da prestação de cuidados paliativos; Reflectir sobre o papel do profissional de saúde no atendimento a este tipo de doentes; Integrar os diferentes aspectos das necessidades da pessoa doente e sua família; Adequar os objectivos terapêuticos às necessidades do doente terminal.
Destinatários: Profissionais de Saúde que prestam cuidados a este tipo de doentes, nomeadamente nas áreas de Medicina Interna, Oncologia Médica, Cirurgia, Infecto-contagiosas, Psiquiatria, Anestesiologia, Neurocirurgia, Neurologia, Radioterapia, e Medicina Geral e Familiar e Outras.
1 ECTS

- Decisões Éticas em Fim de Vida
Análise de problemas éticos levantados por doentes em fim de vida em vários contextos (cuidados intensivos, cuidados paliativos). Demonstração e análise de casos (histórias e videogravações).
Destinatários: Médicos, Enfermeiros, Psicólogos e Técnicos de Serviço Social.
1 ECTS


- Doenças Infecciosas Emergentes
Aquisição e aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências no âmbito deste fenómeno biológico do cosmos microbiano.
Destinatários: Licenciados em Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem e outros Profissionais ligados à Saúde.
3 ECTS

- Ecocardiografia Hands-On
Apreender conhecimentos e treino na área da ecocardiografia, especificamente destinada ao contexto da anestesiologia e dos cuidados intensivos, incluindo a aquisição dos planos básicos de ecocardiografia transtorácica e transesofágica, a optimização da imagem, a revisão das principais patologias do doente crítico, em cuidados intensivos e no contexto anestésico. Serão revistos os principais quadros do doente instável e sua monitorização.
Destinatários: Médicos anestesiologistas, intensivistas, internistas e também cardiologistas ou de outras especialidades.
1 ECTS


- Ecocardiografia à Cabeceira
A Ecocardiografia tornou-se o meio complementar de diagnóstico não-invasivo de patologia cardíaca essencial na prática da Cardiologia Clínica actual. Juntamente com o ECG é utilizada diariamente por todos os profissionais envolvidos com os cuidados de saúde a prestar aos doentes que necessitem de avaliar a anatomia e função cardíacas. O Curso pretende promover a actualização dos conhecimentos relacionados com a tomada de decisão clínica em cardiologia.
Destinatários: Médicos Cardiologistas e de outras áreas (Urgência, Anestesia, Medicina Intensiva, Medicina Interna, Neurologia, Medicina Familiar, outros). Internos das Especialidades Médicas e Cirúrgicas, Cardiopneumologistas, Enfermeiros.
1 ECTS


- Ensaios Clínicos
O Curso pretende aumentar o conhecimento sobre a investigação experimental em saúde, em particular sobre os ensaios clínicos, nas diversas fases – delineamento do estudo, procedimentos, acompanhamento da intervenção, avaliação dos resultados e conclusões. Aspectos normativos, éticos, jurídicos e económicos também serão abordados.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse na tomada de decisão ou em actividades de investigação nas áreas clínicas ou de saúde pública.
5 ECTS


- Epidemiologia e Avaliação Económica em Saúde
Dar a conhecer os princípios básicos em avaliação económica; Realizar leitura critica de artigo científico em avaliação económica em saúde; Conhecer as características de um estudo custo benefício; Conhecer as características de um estudo de custo-efectividade; Identificar necessidades de recolha e análise de dados epidemiológicos para os estudos de avaliação económica em saúde.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia e Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas, Economia e Gestão e outros profissionais de saúde, com interesse em desenvolver investigação em saúde pública, epidemiologia e epidemiologia clínica.
2 ECTS


- Introdução à Investigação Epidemiológica
A actividade de investigação clínica e epidemiológica é essencial para desenvolver o conhecimento, a prática clínica e o nível de saúde dos doentes e das populações. Deve fundamentar-se no exercício da crítica, do rigor e da excelência, baseados numa forte raiz teórica e conceptual, resultando em competências capazes de promover uma investigação bem sucedida. Este curso pretende fazer a introdução à actividade de investigação clínica e epidemiológica, percorrendo de forma transversal aspectos desde a construção de uma questão de investigação, a escrita e submissão de projectos, a implementação de estudos, as questões de ética e regulamentares, bem como aspectos de gestão de projectos e programas de investigação. Conclui com aspectos da escrita de publicações científicas e a comunicação científica e social de resultados científicos.
Destinatários: Licenciados ou mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia e Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse em desenvolver investigação em saúde pública, epidemiologia e epidemiologia clínica.
5 ECTS


- Investigação Clínica em Psiquiatria
Permitir uma actualização avançada aos profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos na investigação clínica e no uso de novos conceitos nas áreas da metodologia clínica, psicopatologia, investigação translacional e ensaios clínicos.
Destinatários: Licenciados em Medicina, Psicologia, Bioquímica e outros Profissionais com interesse nas temáticas abordadas.
1 ECTS

- Investigação em Psiquiatria
O Curso tem como objectivo informar e fornecer bases teóricas aos pesquisadores da área básica, bem como aos clínicos das diversas áreas, sobre o papel das espécies reactivas tanto nos processos fisiológicos e bioquímicos normais, como nas situações de excepção e na génese e agravamento de processos patológicos. Para tal, no primeiro módulo será feita uma actualização sobre os conceitos químicos e a biologia de espécies reactivas nos sistemas biológicos. No módulo dois serão discutidas as metodologias de abordagem de investigação que permitem a detecção de espécies reactivas ou a detecção de seus efeitos nos sistemas biológicos. No terceiro módulo será realizado um amplo painel sobre o que se conhece se discute actualmente do papel das espécies reactivas e dos danos associados na génese e no agravamento de doenças ditas degenerativas. Permitir uma actualização de profissionais que pretendem iniciar ou aprofundar os seus conhecimentos na investigação e no uso clínico dos novos conceitos na área da biologia de espécies reactivas. Pretende-se que no final do curso, o aluno adquira as noções fornecidas. O curso oferecerá uma base para o entendimento e utilização de novos conceitos de biologia de espécies reactivas para profissionais tanto da área de pesquisa básica como da clínica terapêutica.
Destinatários: Profissionais nas áreas da Psiquiatria, Psicologia, Bioquímica e outros Profissionais com interesse nas temáticas abordadas.
1 ECTS

- Medicina Baseada na Evidência – Princípios e Prática
Descrever os conceitos básicos da MBE, sua importância e relevância
Aplicação prática dos conceitos de BEM. Informação para suporte à prática clínica.
Destinatários: Médicos das Unidades de Saúde de Familiar.
1 ECTS

- Métodos Qualitativos em Epidemiologia
As abordagens quantitativas e as abordagens qualitativas são processos complementares de descoberta científica que, por diferentes vias, promovem o conhecimento mais integrado de diversos fenómenos, nomeadamente, no campo da epidemiologia; Este curso visa a promoção de competências necessárias à leitura crítica de artigos científicos com abordagem qualitativa bem como à escolha criteriosa e à execução de métodos e técnicas qualitativas, em função do problema de investigação epidemiológica.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde com interesse em conhecer e integrar metodologias qualitativas nos estudos epidemiológicos.
2 ECTS

-O Luto
Proporcionar ao profissional de saúde uma oportunidade para explorar cognitiva e experiencialmente sentimentos e o significado atribuído à vida, à morte e ao processo de morrer, com o fim de incorporar a área afectiva pessoal nas competências terapêuticas, no seu trabalho diário junto de doentes e famílias.
Reflectir sobre o processo de elaboração pessoal de sentimentos associados a perdas e ao processo de morrer
Reconhecer as necessidades e dificuldades da família de pessoas com doenças progressivas e/ou incuráveis
Adquirir competência e prática em técnicas terapêuticas de intervenção, individual ou grupal, sobre o impacto emocional em processo de doença avançada.
Destinatários: Médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos de serviço social ou outros profissionais interessados no tema do luto ou que trabalhem com pessoas em processo de luto.
1 ECTS

- Técnicas de Amostragem em Epidemiologia
O Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina de Lisboa organiza este Curso pela necessidade de reforçar as competências em investigação epidemiológica, dos profissionais de saúde e outros interessados em desenvolver estudos epidemiológicos ou em epidemiologia clínica.
Concretamente, este curso pretende melhorar as competências na identificação dos melhores modelos amostrais e no delineamento e recolha de amostras para estudos epidemiológicos e de epidemiologia clínica.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse em desenvolver investigação em saúde pública, epidemiologia e epidemiologia clínica.
5 ECTS

- Tópicos Especiais em Epidemiologia
A Epidemiologia, no seu intuito de compreender os determinantes e factores associados com os estados de saúde e de doença. Desenvolve modelos e paradigmas de representação e de abordagem. Sistematiza processos de decisão; Relaciona-se, de forma fértil e integrada, com novos modelos de análise de dados e de sistemas de informação. Neste Curso, são visitados aspectos particulares da epidemiologia e da sua relação com outros saberes, através da sistematização teórica, envolvendo investigadores de referência nas referidas áreas.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia e Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, interessados em alargar e aprofundar conhecimentos sobre a ligação da epidemiologia e da investigação clínica a outras disciplinas, bem como aspectos particulares da epidemiologia.
4 ECTS


- Tratamento Centrado na Pessoa com Excesso de Peso
O curso tem por objectivos principais capacitar os formandos no sentido de: desenvolver uma intervenção caracterizada por aliança terapêutica eficaz e eficiente; capacitar os profissionais de saúde que trabalham com obesidade para um estilo de intervenção não prescritivo, nomeadamente através da aprendizagem de técnicas relacionais da entrevista motivacional; capacitar os profissionais de saúde que trabalham com obesidade a reconhecer co-morbilidade psiquiátrica; garantir a existência de um enquadramento técnico mínimo comum nas áreas da nutrição e do exercício físico, de forma a haver consistência de objectivos e uniformização de estratégias entre os vários técnicos de saúde que intervêm no processo clínico; conceptualizar o insucesso terapêutico como momento de reavaliação da intervenção clínica e como marcador de eventual disfunção na aliança terapêutica.
Destinatários: Profissionais de saúde implicados no tratamento da obesidade ou de patologias relacionadas. Incluem-se: Médicos; Enfermeiros; Psicólogos; Nutricionistas; Dietistas; Fisiologistas do Exercício Físico; Outros profissionais com interesse nas temáticas abordadas.
3 ECTS


- Tuberculose e Infecção por VIH
O objectivo principal do Curso é contribuir para a actualização de conhecimentos dos profissionais de saúde acerca dos vários aspectos da infecção por VIH, da tuberculose e da sua associação.
Destinatários: Licenciados em Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem e outros Profissionais ligados à Saúde.
1,5 ECTS


- Urgências Hospitalares
Definir conceito de urgência hospitalar; Enunciar aspectos básicos da organização de um Serviço de Urgência Hospitalar; Distinguir Urgência de Rotina; Dirigir a abordagem inicial e triagem de doentes com doença aguda ou situação clínica com risco de vida; Estabilizar Doente crítico e promover cuidados Primários e secundários (mecanismos de assistência em urgência hospitalar); Promover a reanimação e abordagem definitiva do doente com carácter emergente, tendo em conta as necessidades clínicas, as suas capacidades e os recursos disponíveis; Demonstrar os respectivos procedimentos ou técnicas de acordo com as orientações actuais; Reconhecer os seus limites em situação de Urgência; Saber lidar com a irreversibilidade da situação clínica (situação extrema/morte do doente na urgência); Demonstrar saber trabalhar em equipa.
Destinatários: Recém Licenciados em Medicina.
1 ECTS

- Introdução à Plataforma Estatística ‘R’
O ‘R’ é uma linguagem e um ambiente para análise e computação estatística. Este software permite livre acesso a documentação, suporte on-line, tutorais e exemplos práticos que o têm tornado conhecido e usado por cada vez mais investigadores. Propõe-se a introdução à plataforma estatística ‘R’, com prática de exercícios simples de gestão e análise de dados que possibilitem ao participante adquirir a experiência essencial para a autonomia na análise estatística básica e na auto-aprendizagem.
Destinatários: Licenciados ou Mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse na análise de dados de estudos clínicos.
1 ECTS


- Osteoporose
Actualização dos profissionais da saúde, interessados na osteoporose, na definição e compreensão da doença, no que se refere aos riscos inerentes e à identificação dos indivíduos com risco acrescido. Em particular, possibilitar aos clínicos de diversas áreas da Medicina a preparação de estratégias de diagnóstico e de tratamento com os vários fármacos actualmente disponíveis e indicados no tratamento da osteoporose e das suas complicações.
Destinatários: Licenciados na área da Saúde, interessados na análise da Osteoporose. Médicos; Enfermeiros; Nutricionistas; Fisioterapeutas; Psicólogos.
1 ECTS


Mais informações:
Email: instfa@fm.ul.pt
Portal FMUL
Telefone: 351 21 798 51 49
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC