News nº 26 | Fevereiro/Março 2012
Notícias FMUL
Oitava edição das Medalhas de Honra L’Oreal Portugal para as Mulheres na Ciência


Equipa Editorial
news@fm.ul.pt 


Foram premiados 3 Projetos: na área do Cancro da Mama, da Esclerose Múltipla e do Colapso Pulmonar. 
Um financiamento de 20 mil euros para cada galardoada.


Aberto à participação de todas as investigadoras que desenvolvem o seu trabalho em Portugal no campo das Ciências da Vida e Ambiente, com idade até aos 35 anos e doutoradas há não mais de cinco, o programa Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência apoiou já, contando com a atual edição, 25 jovens cientistas. Os três projetos reconhecidos, em 2011, estão a ser desenvolvidos por três jovens cientistas. 

Ana Barbas, doutorada em Biologia pela Universidade Nova de Lisboa, e hoje, investigadora no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, dedica-se ao estudo da doença oncológica que afeta e mata mais mulheres em Portugal, o cancro da mama. Pretende criar anticorpos humanos capazes de bloquear a anormal divisão e crescimento celular para assim travar o crescimento extensivo e ramificado dos pequenos capilares sanguíneos que promovem o crescimento tumoral. 

Adelaide Fernandes, de 33 anos, doutorada em Farmácia e Professora Auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, quer elucidar o papel da proteína S100B na Esclerose Múltipla, esclarecendo se o aumento dos níveis desta proteína pode estar na origem de um atraso ou redução na recuperação após um surto da doença, de modo a conseguir reduzir a extensão dos danos - a perda de funções essenciais como a visão ou a locomoção - e a potenciar a recuperação. 

Doutorada em Genética Humana pela Universidade de Oxford, Inês Sousa, de apenas 29 anos, quer compreender a arquitetura genética do Pneumotórax Espontâneo Primário, identificando as variantes genéticas que podem aumentar a suscetibilidade a esta doença pouco conhecida, que consiste no colapso de pelo menos um pulmão sem razão aparente. O seu projeto decorre no Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e no Instituto Gulbenkian de Ciência. 

Mais informação aqui.

Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC