News nº 26 | Fevereiro/Março 2012
Eventos
Abertura da Cátedra Calouste Gulbenkian
Abertura da Cátedra Calouste Gulbenkian

Equipa Editorial
news@fm.ul.pt  



   


A sessão de abertura oficial da Cátedra Calouste Gulbenkian na área dos Cuidados Paliativos decorreu no passado dia 27 de janeiro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). 

A cerimónia foi presidida pelo Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa e contou com a presença do Dr. Fernando Leal da Costa, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Emílio Rui Vilar, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Prof. Doutor Fernandes e Fernandes, Diretor da FMUL, Prof. Dr. Correia da Cunha, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Prof. Peter Lawlor, Visiting Professor da Universidade de Ottawa, e Prof. Doutor António Barbosa, Diretor do Centro de Bioética da FMUL e grande impulsionador da iniciativa. 

Instituída em maio de 2011, através de um Protocolo de Colaboração entre a FMUL e a Fundação Calouste Gulbenkian com o apoio do Reitor da Universidade de Lisboa, a Cátedra Calouste Gulbenkian pretende promover o conhecimento em domínios da humanização e dimensão social da Medicina, contemplando uma perspetiva multidisciplinar e global e reforçando a interface com as ciências sociais e a cultura. 

O seu objetivo prioritário é reforçar o carácter académico da intervenção médica fomentando a investigação, a formação de quadros e o desenvolvimento de novas áreas de integração do conhecimento e da intervenção social. 

No âmbito deste enquadramento, ficou definido que os programas de ação da Cátedra Calouste Gulbenkian teriam a duração mínima de três anos, com avaliação independente da sua atividade, e que esta colaboração, no primeiro triénio, seria direcionada para a área dos Cuidados Paliativos.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC