News nº 26 | Fevereiro/Março 2012
Reportagem / Perfil
Clínica Universitária de Doenças Infecciosas - Apresentação
Clínica Universitária de Doenças Infecciosas - Apresentação



A Clínica Universitária de Doenças Infecciosas, da Faculdade de Medicina de Lisboa está articulada com o Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de Santa Maria, do Centro Hospitalar Lisboa Norte - EPE. Esta unidade académica está sob a Direção do Professor Doutor Francisco Antunes.

No ensino pré-graduado, a componente prática da Disciplina de Doenças Infecciosas decorre nas Unidades de Internamento, de Cuidados Intensivos e de Ambulatório do Serviço de Doenças Infecciosas. Os alunos da Disciplina Optativa de Medicina Tropical beneficiam de um Estágio Clínico Tutoral, por um período de um mês ao abrigo dos protocolos de cooperação assinados entre a FMUL e os Hospitais Agostinho Neto (Cabo Verde) e Américo Boavida (Angola), o Hospital Central de São Tomé (São Tomé e Principe) e Fundação da Universidade Eduardo Mondlane/Faculdade de Medicina de Maputo. 

Foram criados estágios clínicos para estudantes e recém-licenciados da Faculdade de Medicina de Lisboa/Centro Hospitalar Lisboa Norte. O Serviço de Doenças Infecciosas tem acolhido estudantes de Medicina do espaço da Comunidade Europeia, através do programa Erasmus, para formação em Infecciologia.

Na área da investigação, no que se refere à sua componente de investigação clínica, o desempenho da Clínica Universitária de Doenças Infecciosas, no âmbito dos ensaios clínicos de novos tratamentos para a infecção VIH-SIDA, tem justificado a sua qualificação como centro de referência nacional.

O Professor Francisco Antunes deu-nos a conhecer a Clínica, nas suas vertentes de ensino, investigação e assistencial.
Pesquisa

Pesquise sobre todas as newsletters já publicadas pela FMUL

  PESQUISAR 

Subscrição

Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as informações actualizadas sobre actividades, notícias, eventos e outras acções relevantes da FMUL

  

  ENVIAR 

Propriedade e Edição: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Periodicidade: Mensal
Diretor: Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Conselho Editorial: Prof. Doutor Fausto J. Pinto, Prof. Doutor Mamede de Carvalho, Profª. Doutora Ana Sebastião, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, Prof. Doutor Miguel Castanho, Dr. Luis Pereira
Gestor de Informação: Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial: Ana Cristina Mota, Ana Raquel Moreira, André Silva, Maria de Lurdes Barata, Rui Gomes, Sónia Barroso
Colaboração: Unidade de Relações Públicas e Comunicação - Bruno Moura
Conceção e Suporte Técnico: UTI 
Design e Implementação: Spirituc
e-mail: news@medicina.ulisboa.pt
Morada e Sede da Redação: Avenida Prof. Egas Moniz, 1649-028 Lisboa


Estatuto Editorial


Anotado na ERC