Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC)
gapicmail@fm.ul.pt



Posters   Homenagem Prof. David-Ferreira


Alunos apresentam trabalhos de investigação de grande qualidade científica no 13.º Workshop “Educação pela Ciência”, no qual foi homenageado o Prof. Doutor J.F. David- Ferreira. 

Ao comemorar os seus 20 anos, o Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação (GAPIC), organizou o 13.º Workshop “Educação pela Ciência”, que decorreu no dia 14 de Dezembro de 2010, integrando as Comemorações do Centenário da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).

Este workshop anual, no qual alunos da pré-graduação apresentam os seus trabalhos de investigação desenvolvidos no âmbito do Programa “Educação pela Ciência”, reuniu mais uma vez alunos com interesse pela investigação científica, docentes e investigadores.

Na sessão de abertura estiveram presentes o Prof. Doutor Alexandre Ribeiro, Sub-Director da FMUL, o Prof. Doutor Rui Victorino, Presidente do Conselho Científico da FMUL, o Prof. Doutor João Ferreira, Coordenador do GAPIC, a Dr.ª Isabel Fonseca Santos, da Bayer e o aluno Nuno Gaibino, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O Prof. Doutor Alexandre Ribeiro salientou o papel da investigação científica a nível pré-graduado, e o Prof. Doutor João Ferreira recordou a missão do GAPIC e relevou o papel desempenhado pela Fundação Merck, pela Fundação AstraZeneca e pela Bayer - esta última pela recente introdução da bolsa Bayer-AEFML destinada a estudantes de pré-graduação – na promoção da investigação científica por estudantes e recém-licenciados da FML.

Nas sessões “Neurociências e Oftalmologia”, “Cardio-Vascular, Pneumologia, Medicina Preventiva” e “Bioquímica, Biologia e Microbiologia” foram apresentados, sob a forma de poster, 40 projectos de investigação científica nos quais estiveram envolvidos 53 alunos da pré-graduação. 

Entre os membros do painel de avaliação foi unânime a opinião sobre a elevada qualidade científica dos trabalhos e, dos 40 posters apresentados, seleccionaram 8 para apresentação em forma de comunicação oral, entre os quais dois trabalhos foram premiados.

O 1.º Prémio foi atribuído ao trabalho ”Impacto da administração neonatal de dieta enriquecida com factores neurotróficos no desenvolvimento de ratos”, desenvolvido no Instituto de Farmacologia e Neurociências, pelo aluno António Caetano. O 2.º Prémio foi atribuído ao trabalho “Estudo da ausência de sinalização Notch na diferenciação endotelial e de músculo liso vascular a partir de células estaminais embrionárias”, desenvolvido pela aluna Andreia Susana Magalhães, no Instituto de Histologia e Biologia do Desenvolvimento.

O aluno que recebeu o 1.º Prémio é ainda candidato à Bolsa Bayer-AEFML, uma bolsa de investigação que pretende financiar, no valor de 5.000,00€, o trabalho científico já iniciado por estudante(s) da FMUL, no âmbito das actividades de investigação promovidas pelo GAPIC, e a que seja reconhecido inequívoco mérito. 

Um dos momentos de destaque foi a palestra “A Educação Científica de Médicos – Homenagem a José David-Ferreira“, proferida Prof.ª Doutora Leonor Parreira, onde estiverem presentes docentes da FMUL, entre eles docentes que estiveram associados ao GAPIC continuando o trabalho do Prof. Doutor José David-Ferreira, fundador desse gabinete e mentor do Programa “Educação pela Ciência”. 


Dra. Ana Rodrigues Bolsa Astrazeneca   1º Premiado


O workshop contou ainda com a sessão de apresentação dos resultados do projecto “Avaliação da qualidade do osso de epifises femorais e correlação com os factores de risco de fractura em doentes com fractura de fragilidade da anca” desenvolvido, no âmbito da 5.ª Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca / FMUL, pela Dr.ª Ana Rodrigues, na Unidade de Investigação em Reumatologia do Instituto de Medicina Molecular e no Serviço de Reumatologia e Doenças Ósseas Metabólicas do Hospital de Santa Maria.

Após 100 anos de existência da FMUL e de 20 anos do GAPIC, este foi, sem dúvida, um dia de comemorações em nome da investigação científica da FMUL, nomeadamente da investigação desenvolvida por jovens alunos da pré-graduação, sendo no final do dia visível a satisfação de todos, alunos, docentes e investigadores.