Isabel do Carmo
isabel.carmo@hsm.min-saude.pt
secretariadoheid@gmail.com


O livro “Mulher 50 +- 10”, editado pela Leya, tem quatro autores: três médicos – Isabel do Carmo, endocrinologista, Themudo Barata, especialista de medicina interna e de Fisiologia do desporto, Manuela Paçô, dermatologista – e uma psicóloga – Maria João Fagundes. 

Destina-se às mulheres na maturidade. Por isso o título se baseia numa brincadeira sugerida pela designação das variáveis nos métodos científicos. A idade a que se dirige é portanto de 50+-10, mas se o desvio padrão é 10, nós sabemos que os extremos ficam aquém dos 40 e além dos 60. É pois para a maturidade feminina, numa época em que a esperança de vida passou para o dobro no último século e portanto a saúde, as patologias e a prevenção são outras. 

A mulher na maturidade não está “arrumada”. Está no início duma nova fase da vida, em relação à qual tem que ter cuidados e projectos. Isabel do Carmo fala das hormonas, do peso, da síndrome metabólica, dos hábitos ao nível da alimentação, Themudo Barata fala do indispensável exercício físico e Manuela Paçô dos cuidados a ter com a pele e o cabelo. Finalmente, Maria João Fagundes fala do que se passa ao nível psíquico. 

Para todos, que têm ao longo da vida trabalhado em comum, houve uma ideia central – falar com o máximo de correcção científica numa linguagem que fosse acessível ao comum dos leitores. Ou seja, procuraram rigor e simplicidade.