Equipa Editorial
news@fm.ul.pt 


O Programa Egas Moniz, Programa de Cooperação na área das Ciências Médicas e Biomédicas, uma iniciativa das Faculdades de Medicina da Universidade de Lisboa e da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), que contou com o apoio das respectivas Universidades, foi criado, no passado dia 7 de Outubro, em Minas Gerais, através de um Protocolo de colaboração assinado pelos Reitores das duas Universidades e pelos Directores das duas Faculdades de Medicina que se constituíram como seu núcleo fundador. Na mesma altura, foi também assinado entre as duas Faculdades de Medicina um Protocolo de concretização dos objectivos do Programa Egas Moniz. 

Este Programa pretende estreitar o relacionamento entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e as Escolas Médicas brasileiras e prossegue um conjunto de objectivos de que se destaca a troca permanente de conhecimento na área das ciências médicas e biomédicas e da investigação. Visa também o desenvolvimento de projectos conjuntos, eventos e publicações científicas. O objectivo mais ambicioso deste acordo é o intercâmbio estudantil, cujo começo se prevê já para 2012, a nível de pré e pós graduação.

No dia 10, em S. Paulo, foi assinado o Acordo de Adesão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ao Programa Egas Moniz. O acordo foi assinado pelos Reitores das duas Universidades e pelos Directores das duas Faculdades Médicas. As duas Faculdades Médicas assinaram assim, um Protocolo de concretização dos objectivos do Programa Egas Moniz.

Fonte
: website Faculdade de Medicina UFMG e Unifesp