Equipa Multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade (AIGQ)
217985179
leituraexames@fm.ul.pt  



CORRECÇÃO DE EXAMES POR LEITURA ÓPTICA (LOE)
Gestão informática do processo e divulgação interna do serviço

1. Introdução

No ano lectivo 2010-2011 ficou disponível o serviço de LOE para os docentes da FMUL. A aceitação do serviço ficou demonstrada nos indicadores de execução e avaliação do serviço pelos utilizadores (news@fmul nº 23). 

A AIGQ gostaria de destacar que a eficácia atingida conta também com a cooperação de duas unidades da FMUL: A equipa de Desenvolvimento Informático e a Coordenação dos Pólos Administrativos. 

2. Registo e gestão dos pedidos 

A equipa de Desenvolvimento Informático, do Núcleo de Tecnologias de Informação da FMUL, implementou uma aplicação informática que permite o registo e gestão de pedidos de LOE, bem como outras funcionalidades associadas. 

A aplicação engloba funções que permitem identificar o requerente, a unidade de origem, data do exame, n.º de exemplares para cada chave. Estes elementos possibilitam ao utilizador receber informação standarizada relativa ao processo, uma vez que cada fase é acompanhada por informação enviada via e-mail ao utilizador. 

Iniciando o processo, o requerente é informado (automaticamente via e-mail) de que registou um pedido e posteriormente, após a impressão das grelhas de exame, é informado de que as impressões solicitadas estão prontas para levantar, recebendo um ficheiro excel que contem a tabela pré-formatada, onde coloca os valores da chave de correcção. Posteriormente, é registado o n.º de exemplares entregues e devolvidos pelo requerente. A plataforma na imagem seguinte, permite à AIGQ gerir com grande eficácia os pedidos desde o início até à sua conclusão.


 

2.2 Envio da grelha de resposta de exame digitalizada aos alunos 

A aplicação desenvolvida permite ainda outra funcionalidade, que se reveste de grande utilidade a nível de consumo de papel, o envio da grelha de resposta de exame digitalizado aos alunos via e-mail.
Após a entrega dos resultados aos responsáveis, é enviado aos alunos em formato PDF (automaticamente via e-mail) a grelha de resposta de exame. Para efeitos de revisão de prova os serviços não necessitam de imprimir o documento, uma vez que o aluno já o tem na sua posse, ficando a seu cargo a impressão do mesmo.
Na imagem seguinte podemos verificar o formato desta funcionalidade. 


 



3. Divulgação Interna 

Desde a implementação do serviço de LOE que a Coordenação dos Pólos Administrativos (CPA) coopera com a AIGQ nos formatos de comunicação com os utilizadores. Esta cooperação reveste-se sob a forma da implementação de instruções para o correcto preenchimento das grelhas de resposta, quer sob a forma de acção no terreno junto dos utilizadores. 

A CPA, ao assegurar o apoio administrativo às actividades desenvolvidas no âmbito das Unidades Curriculares da FMUL, garante os meios necessários para que potenciais utilizadores se tornem efectivos utilizadores do serviço de LOE, contribuindo para que todos os interessados possam usufruir do serviço. 


Agradecimentos 

A Equipa multidisciplinar de Avaliação Interna e Garantia de Qualidade agradece e reconhece o talento da equipa de Desenvolvimento Informático e a colaboração activa da Coordenação dos Pólos Administrativos na divulgação do serviço junto das unidades interessadas.