A Newsletter da FMUL entrevistou o Professor Doutor António Bugalho de Almeida, Director da Clínica Universitária de Pneumonologia e Director Clínico do Serviço de Pneumonologia do Hospital de Santa Maria. O Professor deu-nos a conhecer a Clínica que dirige desde 1999 e que agora deixa por Jubilação.


Newsletter: Senhor Professor, defina-nos por favor a génese da Clínica de Pneumologia, a sua fundação, os fundadores e os acontecimentos que marcaram esta unidade. 

Prof. Bugalho de Almeida:
Começo por vos dizer por que escolhi o dia 23 de Julho para data da minha última lição. Porque, a 21 de Julho de 1934, foi publicado o Decreto-lei, que constituíu a Clínica de Doenças Pulmonares (CDP), no então Hospital de Santa Marta, sendo Director da Clínica e Regente da Cadeira o Professor Fausto Lopo de Carvalho. 

O Professor Lopo de Carvalho veio da Universidade de Coimbra, onde se licenciou, e foi nomeado professor, para a FMUL em 1926, tendo trabalhado com o Professor Egas Moniz, na descoberta da metodologia que possibilitou a execução da Angiopneumografia. Os resultados da investigação foram apresentados em 1931, na Academia das Ciências de Lisboa, e na Academia Francesa e foram, de facto, um marco histórico. Foi a esta área à qual o Professor Lopo de Carvalho se dedicou até ao final da sua permanência na Faculdade de Medicina, ou seja, até ao momento da sua jubilação. 

Ver entrevista na integra