Dr Filipe Monteiro
Consulta Externa/Ambulatório

No âmbito da consulta externa/ambulatória do serviço de Pneumologia (dir. Professor Doutor A. Bugalho de Almeida), do Hospital de Santa Maria estão incluídas as seguintes consultas: 

Pneumologia Geral
Alergologia
Consulta de apoio ao fumador
Doenças do interstício / Fibrose pulmonar
Granulomatoses / Sarcoidose
Psicologia 

A consulta externa é composta por uma sala de espera, balcão de atendimento, sala de enfermagem e vários gabinetes médicos. 

Em termos de recursos humanos, para além dos médicos e 1 psicóloga, colaboram neste sector quatro enfermeiras, três administrativos e duas assistentes operacionais. 

A actividade deste sector centra-se fundamentalmente no pólo assistencial, e em menor escala na actividade pedagógica e de investigação. 

Na actividade assistencial e a título exemplificativo, em 2011 realizaram-se cerca de 20000 consultas, sendo cerca de 50% de Pneumologia Geral. 

São referenciados a esta consulta doentes que estiveram internados no serviço de Pneumologia e de outras especialidades e que necessitam de seguimento, doentes do serviço de urgência e do Serviço Nacional de Saúde oriundos de todo o país. 

Uma parte assaz significativa de doentes, principalmente provenientes do SNS, fazem as suas marcações on line

Após o pedido de consulta, o doente é informado da data da mesma num período médio de 48 horas. 

Os doentes são catalogados em três categorias: muito prioritários (tempo de espera <a 30 dias), prioritários (entre 31 e 60 dias) e geral (61 a 150 dias). 

É de realçar que esta consulta não tem lista de espera. E que a satisfação dos doentes (muito bom / bom) com os médicos, enfermeiros e administrativos é superior a 98%. 

No que diz respeito a actividade pedagógica uma particular atenção para os estágios que internos de várias especialidades realizam nesta consulta. 

A investigação tem estado centrada na clínica, nomeadamente em algumas sub-especialidades (Doenças de Interstício, Alergologia e Sarcoidose). 

O resultado de toda esta actividade tem culminado com a apresentação de comunicações nas reuniões científicas internacionais como a ERS (European Respiartory Society Annual Meeting) e ATS (American Thoracic Society e nacionais (Sociedade Portuguesa de Pneumologia), e em publicação de artigos de carácter cientifico