Equipa Editorial
news@fm.ul.pt 





 


A Faculdade de Medicina, na semana de 10 a 14 de Setembro, deu as boas-vindas aos seus novos alunos, com a iniciativa “Acolhimento e Inscrições dos Alunos do 1.º ano – 1.ª vez”. Os alunos que se increveram pela primeira vez na faculdade (294 – 1º ano/1ª vez | 10 regime especial | 35 titulares grau de licenciado) foram acompanhados nesta semana por um grupo de colaboradores de unidades como a Direcção do Departamento de Gestão Administrativa, Área Académica, Área de Instalações e Equipamentos e Tecnologia de Informação e o Gabinete de Comunicação e Imagem. Chegados à FMUL, os alunos foram recebidos pela nossa mascote “Fmulito”, e tiveram a oportunidade de ver um vídeo institucional sobre as áreas do e-learning, da coordenação dos pólos administrativos e dos exames de leitura óptica. Posteriormente, realizaram a sua matrícula on-line. Foi-lhes também entregue o kit caloiro - uma pasta com material informativo que os ajuda a melhor conhecer esta que será, nos próximos 6 anos, a sua casa. 

Após a inscrição, os novos alunos foram convidados a percorrem um espaço com vários expositores: a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), onde, para além de trataram do cartão de sócio, foram recebidos por colegas de outros anos curriculares, dando-lhes informações úteis para a sua vida académica; o Banco Espírito Santo (BES), onde puderam tratar do seu cartão da Associação de Estudantes, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) onde requisitaram o cartão de aluno da Universidade de Lisboa (UL); a Biblioteca, onde lhes foi dada informação sobre a mesma e puderam tratar do respectivo cartão de acesso; os Cacifos, onde puderam efectuar uma pré-incrição de obtenção; a Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria; os SASUL; o stand com informações sobre o site para Arrendamento de Casas, o UniPlaces.pt; e este ano houve também um Stand do Aluno, com alunos que davam informações diversas. 

 

Pretendeu-se assim, com esta iniciativa, que contou com a colaboração de vários colaboradores não docentes da FMUL, transmitir aos alunos recém-chegados: Bem-Vindos à FMUL! 

A exemplo de anos anteriores, na primeira semana de aulas os alunos foram convidados a participar num inquérito por questionário para avaliar a “Semana de Acolhimento – Matrículas 1º ano / 1ª vez”. 



 




VEJA os VÍDEOS AQUI


AVALIAÇÃO DA SEMANA DE ACOLHIMENTO/ MATRÍCULAS - 1.º ANO, 1.ª VEZ, 2012-2013

Com o objectivo de conhecer a opinião dos novos alunos sobre o acolhimento por parte da FMUL e o processo de matrículas, foi aplicado um inquérito de avaliação, aplicado no 1.º dia de aulas (17 de Setembro de 2012).

Participaram no inquérito 248 alunos, o que perfaz uma taxa de resposta de 74%.

Foi solicitado para classificar o seu nível de satisfação, para diversos itens associados aos momentos do acolhimento: As Boas vindas, as Matrículas e o Percurso pelos Stands/ Quiosques 


Boas Vindas

 



Matrículas




Percurso pelos stands/ quiosques


 


Através da análise dos gráficos, verificámos um elevado nível de satisfação dos alunos inscritos no 1.º ano relativamente à organização, logística e comunicação associados à semana de acolhimento/ matrículas. 

Destacamos a avaliação realizada ao “Apoio prestado pelos colaboradores da FMUL no processo da matrícula” (56% dos inquiridos muito satisfeitos) e também as “Informações fornecidas e esclarecimento de dúvidas por parte dos colaboradores da FMUL” (42% dos inquiridos muito satisfeitos).