Sónia Barroso 
Gabinete de Apoio à Investigação Científica Tecnológica e Inovação (GAPIC)
gapicmail@medicina.ulisboa.pt  


A 5.ª edição do Curso de Iniciação ao SPSS, organizado pelo GAPIC em colaboração com o CAML, decorreu em regime de blended learning, no passado mês de Julho. 

Este curso anual visa colmatar algumas das dificuldades sentidas pelos alunos e médicos internos nos seus trabalhos científicos, nomeadamente dar a conhecer as potencialidades da estatística na investigação científica, familiarizar os formandos com alguns conceitos da teoria estatística e dotá-los dos conhecimentos gerais para uma adequada aplicação à prática, tendo como suporte o SPSS. 

No curso participaram 16 formandos, dos 39 candidatos, a maioria dos quais alunos do CMIM, mas também alunos de mestrado e doutoramento, bem como médicos internos. 

No início do curso, os formandos auto-avaliaram o seu nível de conhecimentos em estatística e SPSS, de um modo geral, como mau. No entanto, após o curso verificou-se uma progressão no nível dos conhecimentos, na medida em que avaliaram como bons os seus conhecimentos sobre os conceitos básicos de estatística, como suficientes os seus conhecimentos na criação e transformação de dados com o SPSS e como insuficientes os seus conhecimentos ao nível da análise descritiva e inferencial. (Nível de Conhecimentos em Estatística e SPSS dos Formandos no Início e no Final do Curso

No geral, os formandos consideraram o curso bom, nomeadamente a qualidade do programa, dos conteúdos, das sessões presenciais e a organização e logística, tendo sido classificado como muito bom, pela maioria dos formandos, o desempenho da formadora. (Avaliação da Qualidade do Curso

Dado o balanço positivo de mais uma edição do Curso de Iniciação ao SPSS e da adesão ao mesmo por alunos da FMUL e por médicos internos, o GAPIC pretende continuar a organizar este curso e a melhorar a qualidade do mesmo.