André Silva
news@medicina.ulisboa.pt 

the hospital — altogether the most complex human organization ever devised
Peter Drucker


Uma experiência de integração pela positiva 

Na semana de 15 a 19 de Setembro, realizou-se, como já vem sendo hábito na FMUL, mais uma Semana de Introdução à Medicina (SIM). A iniciativa tem produzido, ano após ano, resultados assinaláveis no que toca ao seu objectivo fundamental, que é a integração dos alunos recém-chegados à FMUL e ao CAML, espaço onde se entrecruzam o estudo e a investigação, o ensino e a prática clínica. 

O norte-americano Peter Drucker, um dos gurus da gestão moderna, definiu o hospital como a mais complexa das organizações humanas. Se pensarmos no cruzamento de competências, funções, formação, no complexo tecido legislativo e normativo que o hospital sempre comporta, não é difícil compreender o alcance desta afirmação. No caso de um hospital universitário, isto assume ainda mais relevância. Para os alunos que chegam a esta casa, há muita coisa a acontecer ao mesmo tempo, tudo constitui uma novidade em absoluto, e nem todas são bem assimiladas. Desde a sua introdução na FMUL, a SIM permite aos novos alunos uma integração faseada e salutar, e é um facto que quem tem a oportunidade de acompanhar os estudantes ao longo desta semana, assiste a uma pequena transformação, em que os sorrisos tomam o lugar das expressões ansiosas e inseguras dos que entram pela primeira vez nos edifícios do CAML. 

Como sublinha o Professor Fernandes e Fernandes, Director da FMUL, na Nota Editorial desta edição, “Instituiu-se nos últimos sete anos uma tradição, que se sobrepôs claramente às praxes como ritual de incorporação dos novos estudantes no meio académico, envolve a Faculdade e a Associação de Estudantes em conjunto e oferece aos novos alunos um programa diversificado, útil e que constitui uma oportunidade de reflexão sobre o que é a Medicina, o que significa ser Médico no século XXI, quais as oportunidades que se abrem aos estudantes e futuros médicos e reforça a importância da Cultura e de uma visão humanista na educação e formação dos futuros médicos. É uma ocasião que marca o compromisso da Escola com os seus alunos (…)”

O programa 

No primeiro dia, a Cerimónia de Boas Vindas aos Alunos do 1º Ano, começou com as mensagens dos corpos directivos da FMUL, nomeadamente, do Director da FMUL, Prof. Doutor J. Fernandes e Fernandes, do Presidente do Conselho Científico, Prof. Doutor Rui Victorino, do Presidente do Conselho Pedagógico, Prof. Doutor Miguel Oliveira da Silva, Presidente do Conselho de Administração do HSM/CHLN, EPE, Dr. Carlos José das Neves Martins, do Presidente da Associação de Estudantes da FMUL, Aluno Tomás Neto da Silva.

Ainda no primeiro dia, os alunos recém-chegados puderam, para além das actividades extracurriculares, ouvir alguns dos seus futuros professores e orientadores em palestras sobre, nomeadamente, o transplante de medula óssea (Prof. Doutor Forjaz de Lacerda), “Aprendizagem, Ciência e Intuição em Medicina” (Prof. Doutor A. Vaz Carneiro), Introdução Geral ao Corpo Humano e o Sistema Locomotor (Prof. Doutor Gonçalves Ferreira) e Fisiologia (José Miguel Brites). 

As prelecções estavam, como é hábito na SIM, tematicamente interligadas, com uma sequência lógica e didáctica. 

Assim, na terça-feira, dia 16, a Prof.ª Doutora Mª do Carmo Fonseca, falou sobre a diferenciação celular, enquanto o Prof. Miguel Castanho apresentou a comunicação com o título “A Vida é feita de moléculas”. O Prof. Doutor A. Cidadão falou sobre “Tecidos Biológicos - reflexo morfo-funcional da diferenciação celular. O Prof. Mamede de Carvalho falou sobre “Voluntariado, Solidariedade e Acção Cívica nos Serviços de Saúde” e o Prof. Doutor A. Gonçalves Ferreira apresentou nova lição, desta vez com o título: “Introdução Geral ao Corpo Humano – Comando e Controlo : Sistema Nervoso e Sistema Endócrino. A partir das 16:00-17:00, como nos outros dias desta semana, os alunos tiveram actividades extracurriculares. 

Na quarta-feira, o tema Medicina Preventiva e Saúde Pública, teve a introdução a cargo do Prof. Doutor Armando Pereirinha e a “Perspectiva de um médico hospitalar” pelo Prof. Doutor Evangelista Rocha. Numa sequência temática, o Prof. Doutor Vasco Maria falou na “Perspectiva de um médico de Medicina Geral e Familiar”, e o Dr. Rui Portugal na “perspectiva de um médico de Saúde Pública”. 

O aluno Tomás Neto da Silva, Presidente da AEFMUL apresentou a sua comunicação, a que se seguiu a actuação do Coro da AEFMUL. É tradicional uma ligação entre os estudantes de medicina e a música, nomeadamente a música erudita, tendo muitos dos estudantes da FMUL formação nesta área, o que está bem patente na qualidade deste coro. 

O Prof. Doutor Fernando Nobre falou sobre “Medicina, Cultura e Humanismo”, os colegas do Projecto Saúde e Bem-Estar apresentaram uma comunicação com o título “Conhecer para Prevenir – Intervir para Proteger, que incluiu uma comunicação dos nossos colegas do Estádio Universitário. Uma vez mais, o Prof. Gonçalves Ferreira apresentou uma comunicação, desta feita subordinada ao tema “Introdução Geral ao Corpo Humano - Manutenção: Sistema Circulatório. 

Na quinta-feira, o Prof. Doutor Miguel Oliveira da Silva falou sobre Ética e Ciências Sociais, o Director da FMUL, Prof. Doutor J. Fernandes e Fernandes, apresentou uma comunicação com o título “O Médico, a Pessoa e o Doente". A coordenadora da Biblioteca-CDI da FMUL, Dra. Susana Henriques, falou sobre aquele que é necessariamente um dos espaços mais frequentados pelos alunos, na comunicação com o título “A tua Biblioteca no Caminho do Conhecimento”. 

O tema Ensino/Aprendizagem no Módulo III.II foi apresentado pelos professores Doutor Armando Pereirinha, Doutor Ruy Ribeiro e Doutor Luís Rebelo. A Equipa do Gabinete de Apoio à Investigação Científica (GAPIC) apresentou “GAPIC, 25 anos pela Educação Científica dos Futuros Médicos. O Prof. Gonçalves Ferreira continuou a sua Introdução Geral ao Corpo Humano - Manutenção: sistema Respiratório e Sistema Digestivo. 

Na sexta-feira, assinalou-se o Dia da Faculdade, que incluiu um momento sempre muito significativo, o Juramento de Hipócrates (versão moderna e adaptada do texto original grego), com o Prof. Doutor Miguel Oliveira da Silva e os alunos do 1º ano.
Continuou a Introdução geral ao corpo humano, Manutenção e Reprodução : Sistema Urinário e Sistemas Genitais, pelo Prof. Doutor António Gonçalves Ferreira.
 
Sobre as actividades extracurriculares, salientamos a actuação da tuna médica, a iniciativa Angariação de Dadores de Medula Óssea, a iniciativa Conhecer a Minha Faculdade, o Churrasco Solidário do Caloiro e ainda jogos tradicionais.

Em conclusão, esta foi uma semana que os alunos que agora chegam não esquecerão tão cedo e que certamente contribui para uma integração salutar e seguramente motivadora. 

Programa