Susana Leal (sleal@fm.ul.pt)

No passado dia 21 de Maio, tomou posse o Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa (UL), Prof. Doutor António Nóvoa.

No discurso de abertura da cerimónia realizada na Aula Magna desta Universidade, o Presidente do Conselho Geral, Dr. Henrique Granadeiro, começou por dizer que “este acto de investidura do Magnífico Reitor da UL (…) constitui um facto pioneiro e inédito. Pioneiro porque é o primeiro que se conclui no processo de Reforma definida no RJIES e regulamentos complementares. Inédito porque é a primeira vez que personalidades externas aos órgãos Académicos intervêm na definição das linhas estratégicas da Universidade, na constituição dos seus Órgãos de Governo e maximé na eleição do seu Reitor (…)”.

Já como Reitor da UL, o Prof. Doutor António Nóvoa reafirmou os seus compromissos para com instituição: o primeiro compromisso que assenta num conceito novo de serviço público, de responsabilidade pública, o segundo para com os estudantes, o terceiro para com a criação científica e o quarto para com a modernização da gestão.
No final da intervenção agradeceu à Equipa Reitoral cessante e apresentou a Equipa Reitoral que o acompanhará durante o mandato.

A Cerimónia terminou com apresentação dos cumprimentos ao Novo Reitor. 


Intervenção do Presidente do Conselho Geral, Dr. Henrique Granadeiro

Discurso de Tomada de Posse do Reitor, Prof. Doutor António Nóvoa 


Pode conhecer a Nova Equipa Reitoral e visualizar a cerimónia em: http://www.ul.pt/portal/page?_pageid=173,854000&_dad=portal&_schema=PORTAL  



Reitor da UL no discurso de Tomada de Posse; apresentação dos cumprimentos ao Novo Reitor; momento da investidura do Reitor da UL