Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt 


 
O Prof. Doutor António José Gonçalves Ferreira, Catedrático de Anatomia e Neuroanatomia, Diretor do Instituto de Anatomia e da Clínica Universitária de Neurocirurgia da FMUL e Chefe de Serviço de Neurocirurgia do HSM-CHLN, responsável pelo sector de Neurocirurgia Funcional, tem desempenhado algumas funções de relevo nos vários organismos internacionais que integra, nas suas principais áreas de actividade profissional. 

Em 2013, durante o XII European Joint Congress of Clinical Anatomy, que organizou nas instalações da FMUL, foi eleito Presidente da European Association of Clinical Anatomy (EACA) para o biénio 2013-15. A EACA é a associação anatómica mais importante da Europa, e tem como órgão a revista Surgical and Radiologic Anatomy

No passado dia 19 de Setembro, durante o XXI Congress of the European Society for Stereotactic and Functional Neurosurgery (ESSFN) que decorreu em Maastricht, na Holanda, foi também eleito Vice-presidente da ESSFN para o biénio de 2014-16. O XX Congresso da ESSFN decorrera em Lisboa sob sua organização, em 2012. A Neurocirurgia Estereotáxica e Funcional é o sector em maior desenvolvimento na Neurocirurgia em todo o mundo e a ESSFN é, a seguir à European Association of Neurosurgical Societies (EANS), a mais importante sociedade europeia e internacional nesta área profissional.