Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt 




No passado dia 5 de Outubro, o Investigador João Eurico Fonseca tomou posse como novo presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR). 

O especialista em Reumatologia é coordenador do Hospital de Dia de Reumatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital de Santa Maria. Dirige a Unidade de Investigação em Reumatologia do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa. É professor associado com agregação, regente de Reumatologia e de Biomecânica dos Tecidos da FMUL. 

Participou como investigador principal em mais de 20 ensaios clínicos na área da artrite reumatoide e tem focado o seu trabalho de investigação nas doenças inflamatórias articulares e ósseas. É membro da comissão científica da Sociedade Europeia de Reumatologia (EULAR) e do corpo editorial de várias revistas científicas. É autor de mais de 150 artigos científicos indexados no Pubmed. 

De acordo com o especialista, a nova Direção da SPR considera fundamentais três áreas de atuação: 

1) Documentar com precisão o impacto médico e social das doenças reumáticas em Portugal, identificar as carências nos cuidados médicos nesta área e sensibilizar para a necessidade de uma adequada cobertura nacional pela especialidade de Reumatologia;
2) Garantir a qualidade e a estabilidade dos recursos humanos;
3) Assegurar a excelência de todas as iniciativas com origem na Reumatologia. 


Fonte: Just News