Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt 


 


Realizaram-se nos dias 14, 15 e 16 de Novembro as I Jornadas do Internato Médico do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN). O principal tema destas Jornadas foi os desafios encontrados no serviço de urgência (SU), atividade tão essencial na formação de novos especialistas. 


 


O evento, que decorreu na Faculdade de Medicina da Universdiade de Lisboa e visou promover uma abordagem global e transversal da prática médica em Portugal, dirigido a internos de Formação Comum e de Formação Específica, bem como a alunos do Mestrado Integrado em Medicina no 6º Ano. 

O primeiro dia das Jornadas foi dedicado à realização de várias sessões teóricas, que contaram com palestrantes de reconhecido valor científico e onde foram discutidos temas como a investigação no Internato, as abordagens no SU e na fase aguda, os limites da atuação médica e os exames complementares de diagnóstico no SU. 

 


Nos dias 15 e 16 de Novembro decorrem mais de uma dúzia de cursos práticos. Os participantes poderam escolher as ações de formação que mais lhes interessam. A importância dos ensaios clínicos, a dissecção em cadáver, traumatologia e imobilizações, cuidados paliativos, drenagem torácica e hipocoagulação foram alguns dos temas apresentados.