Susana Leal (sleal@fm.ul.pt

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) assinaram acordo de colaboração, lançado no dia 21 de Maio, entre o Estado Português (MCTES) e a Universidade de Harvard, através da Harvard Medical School

Este acordo define uma estratégia de cooperação entre Escolas e Faculdades de Medicina, Laboratórios Associados e instituições de I&D com actividade na área das ciências biomédicas e da saúde a nível nacional e a Harvard Medical School, tem duração prevista de 6 anos e envolve uma verba que ascende aos 42 milhões de euros. 

O objectivo da parceria estabelecida é fomentar a investigação clínica e de translação com impacto sobre a educação da medicina e da prática médica especializada, assim como modernizar e melhorar a qualidade da educação médica em relação às melhores práticas internacionais, promovendo a divulgação de conteúdos médicos e a transferência de conhecimentos de saúde e investigação biomédica para estudantes de medicina, profissionais de saúde e para a população em geral. 

As linhas de acção da parceria estabelecida são: 

• Um programa de investigação para fortalecer a capacidade de produzir nova investigação clínica e de translação e conhecimentos clínicos com impacto na formação médica especializada e na prática clínica, com o objectivo de apoiar projectos de cariz inovador, orientados para a área da patologia humana.

• Um programa de pós-graduações em Medicina, incluindo bolsas “Júnior” e “Sénior” de Investigação Clínica para estimular o desenvolvimento da carreira de investigação para médicos.

• Um programa para estimular a produção e publicação de informação médica para o público em geral, e distribuir materiais pedagógicos junto de estudantes de Medicina e de profissionais do sector. 

Informações mais detalhadas sobre este acordo, bem como a lista de todas as instituições signatárias, podem ser consultadas em: MCTES - Acordo Harvard-Portugal e no site oficial Harvard Medical School – Portugal (http://www.hmsportugal.org/).