O Professor José Ferro, Director da Clínica Universitária de Neurologia, foi recentemente nomeado para integrar um grupo de 27 peritos para constituir o Scientific Panel for Health do Directorate-General for Research and Innovation (Directorate E–Health) da Comissão Europeia. 

Criado por proposta do Parlamento Europeu no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, o Scientific Panel for Health tem como objectivos: 

1. Analisar os estrangulamentos que impedem que se atinga uma melhor Saúde para todos, sejam eles científicos, legislativos, éticos, culturais ou regulamentares, e propor soluções relacionadas com a ciência, a investigação e inovação para ultrapassar esses estrangulamentos a médio e longo prazo. 

2. Identificar tendências a longo prazo que possam influenciar a Saúde e recomendar prioridades na investigação e inovação para responder a essas tendências. 

3. Propor estratégias para promover o efectivo aproveitamento do conhecimento gerado aos níveis nacionais e da CE pelos programas de investigação e desenvolvimento, através da translação e implementação dos seus resultados na prática.