Sónia Barroso
GAPIC
gapicmail@medicina.ulisboa.pt





Ao “auscultar” o Dia da Investigação “diagnosticou-se” que foi mais uma vez uma iniciativa que teve êxito junto dos alunos da FMUL.

A 4.ª edição do Dia da Investigação contou com 63 participantes, a esmagadora maioria da FMUL (93,7%), nomeadamente alunos do 4.º ano (31,7%) e do 6.º ano (22,2%) do MIM, embora tenham também estado presentes alunos de outros anos, bem como alunos de mestrado, de doutoramento e docentes. 

Gráficos – Caracterização dos Participantes 

Com o intuito de avaliar esta iniciativa e obter a opinião de todos os participantes foi aplicado um questionário, ao qual responderam 66,6% dos participantes, sobretudo alunos (88,1%). 

A esmagadora maioria teve conhecimento do Dia da Investigação através dos e-mails de divulgação (88,1%), sendo as principais razões que os levaram a participar nesta iniciativa a curiosidade (50%) ou terem interesse numa sessão específica do programa (42,9%). 




Os participantes no geral mostraram-se satisfeitos com todas as actividades do Dia da Investigação, nomeadamente com as visitas às unidades de investigação (68,8% muito satisfeitos), com a sessão sobre oportunidades de investigação, organizada pela AEFML, (60,7% muito satisfeitos) e com a sessão de posters (59,5% muito satisfeitos). 

A organização e a logística de todo o evento foi também motivo de satisfação por parte dos participantes, sendo de realçar o fruit-break e o coffee-break (64,3% muito satisfeitos), a divulgação do evento (61,9% muito satisfeitos), bem como o secretariado (54,8% muito satisfeitos) e os meios audiovisuais (52,4% muito satisfeitos). 

O principal ponto forte anunciado foi o facto desta iniciativa promover a investigação científica, bem como estimular os alunos a envolverem-se em actividades científicas (30,8%). 


Gráficos – Avaliação do Dia da Investigação

É de destacar que, foi consensual entre os participantes a opinião de que no futuro o Dia de Investigação deverá continuar a ser promovido na FMUL. Assim sendo: “Até à próxima edição do Dia da Investigação!”