No passado dia 11 de abril a Associação "Amigas do Peito" comemorou o seu 8º aniversário. Neste dia foi inaugurada a sede social desta associação pelos Senhores Presidente da República, Ministro da Saúde e Cardeal Patriarca de Lisboa, no Campus de Santa Maria. 

Na Cerimónia, que decorreu no piso 2 do Hospital de Santa Maria, o Ministro da Saúde fez questão de saudar a perseverança e determinação de Emília Vieira, Presidente da Associação. 

“Para mim, que aqui passei cinco dos meus melhores anos de vida profissional, vir ao Hospital de Santa Maria para uma celebração de um evento das ‘Amigas do Peito’ é pensar nos bons ‘amigos do peito’ que aqui deixei”, confessou o Dr. Adalberto Campos Fernandes. 

 


Emília Vieira salientou que muitos são aqueles que testemunharam a constituição da “Amigas do Peito”: a Dra. Maria de Belém, deputada e ex-ministra da Saúde, o Prof. Henrique Bicha Castelo, atual diretor do Departamento de Cirurgia, e o Prof. Luís Costa, diretor do Serviço de Oncologia Médica. 

A presidente da Associação fez questão de realçar a generosidade de algumas pessoas, nomeadamente, do Dr. Carlos das Neves Martins, que cedeu o local da sede e do Dr. António Modesto, “ilustre advogado”, bem como da empresa HCI Construções e outros mecenas que, “permitiram que o sonho se tornasse realidade”, como referiu. 

 


A responsável lembrou ainda que o cancro da mama continua a ser o mais prevalente na mulher no mundo ocidental. 

A Associação, agora com instalações fidedignas, condignas e funcionais terá mais possibilidade de prosseguir os objetivos a que se propuseram desde o início, o lema da “Amigas do Peito” é “ajudar hoje para que o amanhã seja possível”. 


 



AMIGAS DO PEITO - ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE APOIO À MULHER COM CANCRO DE MAMA é uma entidade de solidariedade social, de caráter humanitário, sem fins lucrativos e tem como missão, proporcionar um espaço de partilha de experiências, suporte informativo e acompanhamento personalizado às mulheres com Cancro da Mama, utentes dos serviços da especialidade do Hospital de Santa Maria de Lisboa, agora Centro Hospitalar de Lisboa Norte. 

O seu objeto é a defesa e apoio às sócias doentes com cancro da mama em todas as fases da doença, nomeadamente, pré e pós cirurgia, internamento e ambulatório num esforço para uma melhor qualidade de vida, e também conceder apoio aos seus familiares, sempre que dele precisarem.



Crédito das Imagens: CHLN

Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt