_________________________

Nº 41 | ABR'16
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
ACTIVE LEARNING CLASSROOM

As Active Learning Classrooms (ALC) são uma iniciativa 
desenvolvida com o objetivo de aumentar a atenção, 
retenção de matéria e assiduidade em disciplinas 
consideradas fundamentais.

Os benefícios desta estratégia passam por um aumento 
do número de alunos a assistir às aulas, um aumento na 
sua performance, uma melhoria na aprendizagem de 
conceitos quando comparado a aulas téoricas ou 
mesmo em laboratório e ainda uma melhoria no trabalho 
em equipa, entre muitos outros benefícios.

Se quiser saber mais sobre esta iniciativa, pode ler AQUI


______________________________ 

Nº 42 | ABR'16
SABIA QUE...?
VANTAGENS DO SONO

De entre as várias funções do sono, o seu papel no
estabelecimento de memórias parece ter particular 
importância.

O sono tem sido caracterizado como um estado de 
optimização da consolidação de informação recentemente 
adquirida em memória. 
Esta consolidação durante o sono promove 
alterações quantitativas e qualitativas na memória. 

O sono REM era tido como essencial à consolidação 
da memória, mas estudos nesta área têm vindo a 
indicar que também o sono NREM, mais especificamente 
o SWS (slow-wave sleep), que precede o sono 
REM, tem um papel indispensável neste processo.

Poderá encontrar informações mais detalhadas AQUI


______________________________ 

Nº 43 | ABR'16
DICAS E CONSELHOS
CONTROLO DA ASSIDUIDADE

As aulas práticas são momentos importantes e 
indispensáveis para a aprendizagem dos alunos 
que não devem, portanto, ser desperdiçados. 
Desta forma, não permita a fraude durante 
estes momentos de aprendizagem, nomeadamente 
certificando-se que todos os alunos cuja assinatura 
está na pauta se encontram presentes.

O combate à fraude é uma responsabilidade dos 
discentes mas, também e não menos importante, 
dos docentes. 


______________________________ 

Nº 44 | ABR'16
DICAS E CONSELHOS
QUESTÕES EM AMBIENTE CLÍNICO

A colocação de questões aos alunos é uma 
realidade diária em ambiente clínico em ambiente clínico 
e tem um papel central e multifatorial na educação médica. 
Verifica-se que muitos docentes são influenciados 
pela forma como foram ensinados quando chega à sua 
vez de desempenhar o papel de professor.

Cria-se assim uma transferência geracional das 
estratégias de ensino que pode resultar 
num método de colocação que questões conhecido 
como "pimping", definido como a forma de questionar 
com a intenção de envergonhar o aluno de modo 
a manter a hierarquia na educação médica. 
Este método provoca emoções 
negativas nos alunos e contribui negativamente 
para a aprendizagem.

Neste artigo poderá encontrar formas de
interrogação mais centradas no aluno e 
que estimulam o pensamento crítico durante a 
formação médica. 


Notícias do Pedagógico