Há projetos que saiem do papel, tornam-se reais, apresentam os seus criadores e as ideias e objetivos que foram pensados. O mês de maio foi prova disso com os inúmeros acontecimentos que decorreram na Faculdade de Medicina de Lisboa. 

No dia 6 de maio foi a Inauguração oficial do Centro de Reabilitação Cardiovascular da Universidade de Lisboa, uma aposta forte de colaboração entre duas Faculdades da Universidade de Lisboa e o Estádio Universitário, com o apoio total da Reitoria.

No dia 9 de maio foram inauguradas, em simultâneo, 4 salas de Telepresença em Portugal. Foram 4 as faculdades de medicina portuguesas que receberam um investimento de um milhão de euros da companhia farmacêutica Janssen Portugal, num projeto com a duração de 5 anos. A Sala Dr. Paul Janssen na FMUL está situada no piso 6, do edifício central e pretende colocar a tecnologia ao serviço da ciência e da medicina através de um projeto único e pioneiro em Portugal. 

Decorreu na Aula Magna a 1ª Jornada de Inovação em Educação Médica, a cargo do Departamento de Educação Médica da FMUL. O convidado especial foi o Professor Ronald Harden, professor emérito em Educação Médica da Universidade de Dundee no Reino Unido. Este foi o primeiro evento de muitos mais que irão decorrer este ano, como foi referido pelo Diretor do DEM, no plano de atividades para 2016. 

O Projeto Emprego Saudável está a desenvolver atividades. Neste mês decorreu mais um Workshop - com o tema Workshop Nacional de Capacitação em Saúde Mental – Diálogos Intersetoriais, que contou com muitos participantes. Fato este que demonstra a importância deste tema na sociedade atual. 

Também os alunos mostram provas do seu empenho nas diversas atividades que desenvolvem anualmente. Uma das principais iniciativas e que conta, sempre, com imensos participantes, é o Seminário de Saídas Profissionais.

Decorreu mais uma entrega do Prémio Pulido Valente Ensino. Este ano o aluno premiado foi o Bruno Miguel Lopes Rocha. Este prémio, que conta já com a sua 23ª edição trata-se do prémio mais importante atribuído a um aluno da FMUL. 

Já foram publicados os resultados do 19.º Programa “Educação pela Ciência” | Bolsas CHLN/FMUL. A listagem dos 13 projetos pode ser consultada na nossa newsletter.