Decorreu na Aula Magna, no dia 8 de junho a Tomada de Posse dos Orgãos Sociais da Associação de Estudantes da FMUL (AEFML) para o mandato 2016/2017. 

Estiveram presentes o Vice Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Eduardo Pereira, o Presidente do Conselho de Administração do CHLN, Dr. Carlos Neves Martins, o Presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina, Professor José Ferro, o Diretor da Faculdade de Medicina, Professor Fausto J. Pinto, a Presidente do Conselho Pedagógico, Professora Isabel Pavão Martins entre docentes, discentes e não-docentes. 

 


A sessão iniciou com uma atuação do coro e da orquestra da Faculdade de Medicina. Um momento músical que serviu de nota de boas vindas a todos os presentes. 

O discurso de abertura esteve a cargo do Presidente da Mesa da Reunião Geral de Alunos, o aluno Tomás Pinheiro Fernandes Neto da Silva que agradeceu a presença de todos. Dirigiu um pedido à nova Direção da AEFML para que “cuidasse, com responsabilidade e carinho, da casa centenária” que é a FMUL. Reforçou a importância da aliança entre a Direção da FMUL e a Direção da AEFML, para, em conjunto, conseguirem atingir os resultados e objetivos que são de todos: a procura por uma formação de qualidade, uma boa educação médica, uma formação cívica para o serviço à sociedade e a qualidade do ensino. 

 


Concedeu a Tomada de Posse aos estudantes presentes, para os orgãos para que foram eleitos. Os 32 elementos  juraram solenemente cumprir com zelo, dedicação e assiduidade as funções para que foram confiados. 

No seu discurso de despedia, o Presidente cessante, José dos Reis Almeida Correia, referiu a importância do associativismo, a experiência na aquisição de mais sabedoria, mais confiança, mais companheiros e mais memórias. 


 


O Presidente do Conselho de Administração do CHLN, no seu discurso, afirmou que é sempre um previlégio o trabalho conjunto com a AEFML. O hospital faz também parte da escola médica e a cooperação e trabalho de equipa é para continuar com aqueles que iniciam agora as suas funções. 

O Professor Fausto Pinto agradeceu à Direção cessante pelo trabalho que desenvolveu durante o último ano, um trabalho continuado, de lealdade, de cooperação, em que se procurou atingir os objetivos e em conjunto encontrar as melhores soluções. Deixou uma palavra de incentivo à nova Direção e mostrou-se disponível para reforçar o trabalho entre a Direção e a Associação de Estudantes num ambiente que é sempre de grandes desafios. 

 

A sessão terminou com o discurso do Presidente da Direção da AEFML, Rafael Pereira Inácio. Agradeceu aos pais, aos amigos e à AEFML, afirmando que se “sente capaz” de aceitar este desafio e que “acredita” que pode cumprir aquilo a que se propõe.