Bernardo Marques da Silva
Editor-Associado AMP-S
actamedicaportuguesastudent@gmail.com


Em 2015 foi criada a Acta Médica Portuguesa – Student (AMP-S), secção da Acta Médica Portuguesa, a revista científica da Ordem dos Médicos. Em 2016 renovou-se o seu corpo editorial e abrangência da sua atividade através da criação de novos recursos e plataformas que motivassem a comunicação de ciência pelos estudantes e médicos recém-graduados.

O objetivo primordial da AMP-S é assim a promoção da publicação científica de qualidade por estudantes. Acreditamos que a existência de um local de publicação exclusivo para estudantes e de plataformas de discussão e de comunicação de ciência desenhadas na ótica de um estudante, designadamente site e Facebook da AMP-S, conforme explicitado abaixo, seja um importante estímulo para um maior envolvimento dos estudantes e jovens médicos na ciência e que desse envolvimento resulte a expansão do conhecimento atual.

Para assegurar uma relação de proximidade com o nosso público-alvo, além da existência da Equipa Editorial composta por um Editor-Chefe e cinco Editores-Associados, criámos a figura de “Representante Local”, um em cada escola médica portuguesa. Este representante servirá portanto, como elo de ligação entre a AMP-S e as escolas médicas, permitindo adequar a comunicação às particularidades e especificidades de cada local.

A criação do site da AMP-S (http://www.actamedicaportuguesa.com/student) teve como objetivo dar aos estudantes um espaço de conteúdos especialmente desenhado a pensar nos seus interesses e nas suas necessidades, não só durante a sua formação médica, mas também enquanto futuros autores de escrita científica. As diferentes temáticas são abordadas através de online-post’s , uma rubrica criada por nós onde em textos curtos de até 600 palavras os estudantes e médicos recém-graduados podem desenvolver matérias do seu interesse e ver os seus textos revistos por revisores também eles estudantes. As regras de todo este processo são simples e estão disponíveis no nosso site. Desta forma, é possível aumentar o engagement dos estudantes na produção dos conteúdos que são do seu interesse. Uma última particularidade em relação ao nosso site resulta da utilização preferencial da língua Inglesa, o que decorre da nossa intenção de dar a conhecer à escala global o trabalho desenvolvido pelos estudantes e médicos recém-graduados em Portugal.

A AMP-S sentiu a necessidade de afirmar a sua identidade também através da criação da sua própria página de facebook (www.facebook.com/actamedicaportuguesastudent), vocacionada não só para a partilha de publicações da própria AMP-S, como também de outros temas da atualidade científica potencialmente interessantes a estudantes e médicos recém-graduados.

Todo este projeto só fará sentido com a participação de todos, estudantes e médicos recém-graduados, quer como autores ou revisores de online-post’s, quer como autores de manuscritos submetidos para publicação indexada, ou simplesmente como leitores. Todos serão necessários para levar a AMP-Student mais longe, venham fazer parte da AMP-Sm este é o desafio que vos lançamos.