Equipa de Acreditação da FM
a3es.fmul2015@medicina.ulisboa.pt 


Nos passados dias 6, 11 e 12 de julho, decorreu a visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE), designada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), à Faculdade de Ciências da Vida da Universidade Madeira e à nossa Faculdade.
 
Estas visitas envolveram toda a Comunidade Académica, antigos alunos e entidades empregadoras. 

Realizaram-se, no total, 18 reuniões (11 na FMUL e 7 na UMa), duas visitas às instalações, o que envolveu diretamente mais de 100 pessoas, não contabilizando todos os que estiveram envolvidos na preparação, bem como nas numerosas reuniões preparatórias da visita. 

Estas reuniões foram momentos de trabalho positivos e delas resultou uma opinião igualmente positiva por parte da CAE, de acordo com o que nos foi transmitido na última reunião. Foram referidas algumas recomendações para melhorias futuras no ciclo de estudos, que são essencialmente consonantes com aspectos por nós identificados em outros momentos de avaliação interna, alguns já debatidos em sede de Conselho Científico, Conselho Pedagógico, Departamento de Educação Médica, Direcção da FM, etc. Aguarda-se o Relatório Preliminar da CAE, após o qual o Conselho de Administração da A3ES dará o seu parecer final, que será público. Foi por todos reconhecido que o MIM e a FM estão bem alicerçados em competência científica e pedagógica, abertos a refletir sobre procedimentos que conduzam ao constante aperfeiçoamento, pelo que todo o processo de avaliação e acreditação constituí seguramente uma oportunidade para reforço desse processo de reflexão e de mudança sempre que considerada necessária. 

Não poderíamos deixar de agradecer a todos os que, num esforço hercúleo, colaboraram neste processo de avaliação do MIM, desde a recolha da informação, ao tratamento de dados, elaboração do guião de auto-avaliação, preparação da visita, participantes nas reuniões e nas visitas, alunos, ex-alunos, docentes e não docentes, contribuíram de forma exemplar para o sucesso que foi esta visita. 

A todos um enorme obrigado!