Nota editorial
andresilva@medicina.ulisboa.pt


Apesar de os meses de verão serem tradicionalmente menos movimentados, entre a comunidade académica, o trabalho que sustenta as atividades docente e discente continua a registar novos projetos e melhorias. 

Nos passados dias 6, 11 e 12 de julho, decorreu a visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE), designada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), à Faculdade de Ciências da Vida da Universidade Madeira e à nossa Faculdade. O processo envolveu toda a Comunidade Académica, antigos alunos e entidades empregadoras. 

Foi reconhecido que o MIM e a FM estão bem alicerçados em competência científica e pedagógica, abertos a refletir sobre procedimentos que conduzam ao constante aperfeiçoamento, pelo que todo o processo de avaliação e acreditação constituí seguramente uma oportunidade para reforço desse processo de reflexão e de mudança sempre que considerada necessária. 

A Universidade de Lisboa (ULisboa), com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, atribuiu vinte “Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos”, que visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade. 

A Direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa felicita os seus Docentes pelas distinções recebidas. 

Decorreu no dia 14 de junho a Sessão Solene “O Ensino dos Cuidados Paliativos na FMUL”, inserida no Workshop “Investigação e Organização em Cuidados Paliativos”, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que contou com a participação do Presidente da República, além de outras destacadas personalidades. 

Recordemos que a FMUL teve um papel pioneiro na criação do campo académico dos Cuidados Paliativos em Portugal. 

O Prémio GAPIC David Ferreira (as candidaturas estão abertas até 30 setembro) visa distinguir os melhores Trabalhos Finais / Teses do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e desta forma estimular a prática da investigação científica pelos alunos em fase pré-graduada. 

Destacamos ainda os Projetos GAPIC - 20 Anos de "Educação pela Ciência". O Programa “Educação pela Ciência”, com 20 anos de existência, permite que os alunos participem em projetos de investigação laboratorial ou clínica numa unidade de investigação da FMUL, IMM ou HSM/CHLN. 

Por último, destacamos o 13.º Concurso da Bolsa de Investigação Fundação AstraZeneca / FMUL, cujas candidaturas decorrem entre 1 a 30 de setembro de 2016.


A Equipa Editorial da Newsletter deseja-lhe Boas Férias!