Entre os dias 11 e 13 de novembro, irá realizar-se, no Centro Académico de Medicina de Lisboa, em vários espaços da Faculdade de Medicina de Lisboa e do Hospital de Santa Maria, o evento Junior Doctors International Meeting (JDIM), destinado aos médicos internos. 

Este evento, anteriormente denominado “Jornadas do Internato Médico do Centro Hospitalar Lisboa Norte” (CHLN), vai na sua 3ª edição e tem como objetivo proporcionar formação pós-graduada de qualidade aos internos de todas as especialidades, tanto médicas como cirúrgicas. 

Os objetivos gerais destas Jornadas são: contribuir para o desenvolvimento académico e humano de gerações futuras de médicos, envolvendo-os nos desafios científicos, clínicos e sociais da atualidade; oferecer a oportunidade de desenvolvimento de capacidades médicas através de Workshops práticos; promover um ambiente científico enriquecedor que permita aos participantes entrar em contacto com os novos desenvolvimentos da Medicina; proporcionar uma experiência de elevada qualidade ao maior número possível de jovens médicos, contribuindo ao mesmo tempo para a construção de uma rede de contactos internacionais. 

Para esta edição, a Comissão Organizadora pretende aumentar o número de participantes de instituições nacionais e internacionais, oferecendo cerca de 20 Workshops práticos, lecionados por profissionais médicos e investigadores em tópicos como “Revisões Sistemáticas Cochrane e Meta-análises”, “Suporte Avançado de Vida”, "Advanced Trauma Life Support", "Fundamental Critical Care Support", “Curso prático de cirurgia laparoscópica”, entre outros. Proporcionar um programa teórico abrangente, lecionado por peritos nos seguintes tópicos: “Saúde Global”, “Inovação e Empreendedorismo em Saúde”, “Emergências”, "Não faças mal". Para além do programa prático outro objetivo é oferecer um programa social completo com vista a aumentar a interação entre os participantes das várias nacionalidades e mostrar o melhor de Lisboa.
 
Com a internacionalização do evento, os participantes vão poder contar com a presença de oradores internacionais de centros de referência estrangeiros e de conceituados nomes da Medicina portuguesa. 

A edição anterior contou com a participação de cerca de 500 internos, tendo-se verificado um aumento de participação relativamente à primeira. Este ano, a organização estima que o número de presenças aumente, encontrando-se já inscritos jovens médicos provenientes de vários países. 



Poderá consultar mais informação sobre o JDIM aqui.




Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt