Decorreu, no dia 19 de setembro, primeiro dia da Semana de Introdução dos alunos do 1º ano, a Cerimónia de Comemoração do Dia da Faculdade

O Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade, Rafael Inácio, abriu a sessão e deu o seu testemunho contando a sua experiência enquanto aluno desta escola. Os desafios e as conquistas diárias e todo o trabalho realizado por cada aluno deste curso foram os alertas importantes transmitidos no discurso de abertura. 

 
     
  



Seguiu-se o discurso do Diretor, Prof. Fausto Pinto, que sublinhou o papel da investigação na formação médica e da importância da parceria entre instituições. Para exemplificar, apontou o trabalho desenvolvido na criação do Centro Académico de Medicina de Lisboa [CAML]. Salientou a importância da articulação e da aproximação das várias instituições, Hospital Santa Maria – Faculdade de Medicina – Instituto de Medicina Molecular, com vista a criar sinergias no âmbito da investigação. 


 
     
  


A Cerimónia contou com a presença do Professor Roberto Ferrari, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Ferrara. O Professor Ferrari é um investigador célebre em Investigação Básica e Clínica, nomeadamente nas áreas da insuficiência cardíaca, das doenças das artérias coronárias e da isquemia miocárdica. À semelhança do Diretor da Faculdade, o orador convidado foi também já presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia [SEC]. O tema da apresentação foi “Ferrara and its University: Past, Present and Future”. 


  
     
 


No decorrer da Cerimónia, realizou-se também o tradicional Juramento de Hipócrates dos alunos do 1.º ano de Medicina, a que se seguiu um momento de homenagem a docentes jubilados, novos docentes catedráticos, associados e agregados, novos doutorados, docentes com 25 anos de serviço, pessoal técnico e administrativo com 25 anos de serviço e médicos com 50 anos de licenciatura. 

A encerrar a Cerimónia, o Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. António Cruz Serra salientou a importância do trabalho e da ética num curso tão exigente como o de medicina. Desejou também as boas-vindas a todos os alunos do primeiro ano. 

A terminar a sessão, teve lugar a atuação musical de alguns membros do Coro e da Orquestra da Associação de Estudantes da FMUL. 

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa inicia assim mais um ano académico e deseja a todos os seus alunos muitos sucessos.





Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt