Mestre Mónica Inês, Prof. Doutor João Costa, Profª. Doutora Filipa Duarte Ramos




Mestre Mónica Inês, aluna de Doutoramento do CAML e Investigadora do IMM distinguida com o Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira



O Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira é atribuído pela Ordem dos Farmacêuticos e tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República. 

O galardão visa distinguir anualmente o melhor projecto científico desenvolvido por farmacêuticos portugueses na área da Saúde Pública, cujo contributo destaque o papel do farmacêutico na sociedade e a sua valorização naquela área.

O trabalho premiado intitula-se "Farmacopidemiologia da Paramiloidose em Portugal" - e integra a tese de doutoramento da Mestre Mónica Inês, do Instituto de Medicina Molecular (iMM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Mamede de Carvalho e do Professor Doutor João Costa. O respetivo estudo permitiu caracterizar aspetos até agora desconhecidos da doença dos pezinhos em Portugal.

O trabalho permitiu, pela primeira vez, fazer a caracterização epidemiológica da paramiloidose (polineuropatia amilóide famíliar), vulgarmente conhecida como doença dos pezinhos, em particular sobre a incidência e prevalência da doença, assim como no perfil terapêutico. 

A Professora Doutora Filipa Duarte-Ramos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, faz parte desta equipe pelo que recebeu esta honrosa distinção farmacêutica pela sua contribuição.

São também autores a Mestre Marta Soares da Universidade de York (Reino Unido) e as médicas Dra. Teresa Coelho e a Dra. Isabel Conceição, responsáveis clinicas dos centros de referência nacionais da Paramiloidose em Portugal.

A entrega do prémio decorreu no dia 26 de setembro, nas comemorações do Dia do Farmacêutico, no Teatro Thalia, Lisboa e contou com a abertura da sessão solene pelo Exmo Senhor Ministro da Saúde. 


Nota de Imprensa - FFUL
Mais Notícias aqui



Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt